9º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital

MENSAGEM DO REITOR
DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE

Após a experiência, de 2020, de realização em plataformas digitais, o Retiro Doutoral em Média-Arte Digital (DMAD) regressa, na sua 9ª edição, ao seu modelo tradicional, em formato presencial, extramuros da academia. Trata-se da 3ª vez que o palco ocorre no Algarve, na cidade de Loulé, após as edições de Silves, em 2014, e de Faro, em 2017.

O facto de se tratar de um curso concebido para funcionar à distância, em classe virtual suportado em plataforma de e-learning, o momento presencial proporcionado pelo Retiro intensifica partilhas e interações, não só no seio da comunidade do doutoramento, mas desta com um vasto conjunto de agentes ligados à temática do doutoramento.

Assinalando o final do ano letivo do programa doutoral, estudantes do 1.º ano serão submetidos a provas de avaliação de capacidade de investigação, enquanto os estudantes que já iniciaram a redação das teses terão oportunidade de apresentar resultados intermédios.

O riquíssimo e cuidado programa, inclui, entre outros momentos, exposições, conferências, mesas redondas, masterclasses, tertúlias e conversas com artistas que transformam o Retiro num acontecimento cultural singular. Estou convicto que terá um forte impacto não só nos doutorandos, mas também em todos os que tiverem oportunidade de passar, entre 11 e 15 de julho, pelo Convento Espírito Santo, um espaço ímpar que o Município de Loulé gentilmente colocou à disposição desta sui generis atividade académica.

A todos os participantes, votos de um excelente e inspirador Retiro. Um agradecimento especial aos organizadores e ao Município de Loulé.

Paulo Águas
Reitor da Universidade do Algarve

MENSAGEM DA REITORA
DA UNIVERSIDADE ABERTA

Em 2022, a nona edição do Retiro do Doutoramento em Média-Arte Digital regressa ao seu formato original.

Estou certa de que será um notável e memorável acontecimento este regresso à nova normalidade pós pandemia Covid 19, sobretudo porque o secular Convento do Espírito Santo, em Loulé, irá acolher os estudantes e professores do curso de doutoramento em Média-Arte Digital, bem como artistas e investigadores portugueses e estrangeiros.

A assinalar o final do 1º ano de um programa deste doutoramento, resultante de uma parceria entre a Universidade Aberta e a Universidade do Algarve, terão lugar atividades de cariz académico, artístico, cultural e social, nas quais todos os intervenientes são chamados a participar, para debater e partilhar, de forma dinâmica e interativa, saberes, experiências e práticas relacionadas com os elementos terra, água e espírito.

À semelhança das anteriores edições deste retiro doutoral, as memórias que ficarão destes dias de intervenções e atividades pedagógicas, científicas e lúdicas, terão a marca indelével de uma comunidade heterogénea de pessoas, cujas abordagens inovadoras e criativas imprimirão a este original processo de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e profissional, de todos em geral e de cada um em particular.

Esperando que os debates sobre os resultados dos trabalhos académicos sejam profícuos e continuem a promover a tão esperada cultura de inovação e de abertura ao mundo permitida pela combinação das tecnologias e das artes, desejo que este encontro seja, também, um espaço aberto a novos saberes, projetos e amizades.

Carla Padrel de Oliveira
Reitora da Universidade Aberta

MENSAGEM DO PRESIDENTE
DA CÂMARA MUNICIPAL DE LOULÉ

Loulé tem vindo a realizar uma forte aposta para a criação de uma comunidade criativa residente, fundamental para um território que se quer resiliente e com alternativas de pensamento e de desenvolvimento. Para esse desiderato muito tem contribuído a ligação, quase umbilical, com a Universidade do Algarve e nomeadamente com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação.

Receber o Retiro Doutoral do Doutoramento em Média-Arte Digital em Loulé é uma consequência desse trabalho continuado e persistente. Num diálogo sempre enriquecedor, este retiro tratará, artisticamente falando, temas que são centrais nas políticas municipais como a questão da água e da identidade do território.

Um momento que contará com os recursos culturais da cidade de Loulé, a exposição de Vasco Célio e Bertílio Martins na Galeria do Convento Espírito Santo será tema de uma conversa, aberta a todos os que se quiserem juntar, na Casa do Meio Dia.

Este retiro insere-se na estratégia municipal para a Cultura, que privilegia os momentos de encontro, de partilha de sentir a cidade e as suas estórias e idiossincrasias, para a partir da Arte e do Pensamento transformar, ousar e tocar as pessoas, para que estas possam ser mais felizes e tornar o(s) seu(s) lugar(es) mais justo(s) e saudável(eis).

Desejamos a todos um profícuo, caloroso, inquietante e deslumbrante retiro doutoral, que os dias em Loulé sejam felizes e que se tornem nossos embaixadores!

Vítor Aleixo
Presidente da Câmara Municipal de Loulé

MENSAGEM DA ORGANIZAÇÃO DO
9º RETIRO DOUTORAL EM MÉDIA-ARTE DIGITAL

Após dois anos de interregno, este ano retomamos as atividades presenciais do Retiro Doutoral do DMAD. Nossa sede de acolhimento será o Convento do Espírito Santo, que data do início do século XVIII, e alberga a Galeria de Arte Municipal de Loulé, no Algarve.

O nosso mote são os elementos terra, água e espírito, em consonância com as atividades que têm sido desenvolvidas pelo sector cultural do município de Loulé durante o ano de 2022.

Contamos com os artistas, professores e investigadores Miguel Carvalhais, para a sessão de abertura, e Tony Brooks, para o encerramento.

Teremos uma roda de conversa, mediada por Dália Paulo, com os artistas algarvios Vasco Célio, Bertílio Martins e Miguel Cheta sobre a exposição que se encontra patente na Galeria de Arte Municipal, e uma tertúlia com Mirian Tavares na Casa do Meio Dia, Livraria Sul, Sol e Sal.

Além das já tradicionais atividades como masterclasses, workshops e mesa redonda, que são dinamizadas pelos professores do DMAD António Araújo, Bruno Mendes da Silva, Gabriela Borges, José Alberto Gomes, José Bidarra, José Coelho, Manuel Célio da Conceição, Mirian Tavares, Paulo Shirley, Pedro Alves da Veiga, Pedro Cabral Santo e Sandra Boto.

A apresentação pública dos projetos de Arte Computacional será realizada na exposição [IN]TANGIBILIDADES DIGITAIS, com curadoria colaborativa dos estudantes da Unidade Curricular Curadoria e Intervenção Artística Digital sob a coordenação de Pedro Alves da Veiga.

Agradecemos a toda a equipa do DMAD (UAlg+UAb) pelo empenho na organização do 9º Retiro e à Câmara Municipal de Loulé, ao Museu Zer0 e à Casa do Meio Dia pelo apoio na viabilização do evento.

Desejamos assim as boas-vindas ao 9º Retiro do Doutoramento em Média-Arte Digital.

Mirian Tavares (Diretora do DMAD)
Pedro Alves da Veiga (Subdiretor do DMAD)
Gabriela Borges (Coordenadora do Retiro Doutoral)