Média e Arte Digital

Masterclass

A primeira parte da sessão propõe uma discussão sobre as reflexões teóricas relativas à experiência estética e a segunda parte propõe a apresentação, visualização e análise dos trabalhos práticos finais desenvolvidos no módulo de Média e Arte Digital (MAD).

Bruno Mendes da Silva

Bruno Mendes da Silva é pós-doutorado em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve (UAlg), doutorado em Literatura e Cinema pela UAlg, pós-graduado em Gestão das Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM) e licenciado em Cinema e Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP).

É Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e Coordenador da Área de Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da UAlg. Professor Convidado na Saint Joseph University of Macau. Foi realizador e produtor da Teledifusão de Macau (TDM). Participou, por convite, em festivais internacionais de vídeo, média-arte digital e cinema como o FRESH (Tailândia), o Dokanema (Moçambique), o Loop (Espanha), o Festival de La Imagen e o Ecologias Digitales (Colômbia), The Script Road (China) e o FILE (Brasil).

Participou em vinte e um (21) projetos científicos (como investigador responsável ou membro investigador) e é autor de vários livros, capítulos de livros e outras publicações científicas (mais de 70). Conta com várias orientações de teses de doutoramento e mestrado concluídas. É Diretor da Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes.​​​​​​​

Gabriela Borges é Mestre (1997) e Doutora (2004) em Comunicação e
Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993).

Realizou estágios de investigação sobre o cinema de Pedro Almodóvar na
Universidade Autónoma de Barcelona (1996), a poética de Samuel Beckett na
University of Dublin Trinity College (2000-2002) e pós-doutoramento sobre a
televisão pública de qualidade (2005-2008) e ficção ibero-americana e literacia
dos média e das artes (2019-2020) no CIAC da Universidade do Algarve, onde
atuou como investigadora auxiliar convidada (2009-2012) e docente do
Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes (2005-2012) e do
Doutorado em Média-Arte Digital (2012-).

Atualmente é professora adjunta na Escola Superior de Educação e
Comunicação da Universidade do Algarve e atua como professora convidada
do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade
Federal de Juiz de Fora, do qual foi coordenadora e responsável pela criação
do curso de Doutorado em Comunicação (2016-2019), e do Doutorado
Interuniversitário em Comunicação da Universidade de Huelva, Espanha.
É membro da Rede Interinstitucional de Investigação sobre Competência
Mediática para a Cidadania (ALFAMED), sendo coordenadora da equipe
brasileira e da Rede de Pesquisadores em Ficção Televisiva (OBITEL Brasil).
Coordena o Observatório da Qualidade no Audiovisual e é editora da Revista
Lumina do PPGCOM da UFJF.

Publicou os livros Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas
do canal 2 (2014), A poética televisual de Samuel Beckett (2009), organizou a
coletânea Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010) e
co-organizou os livros Competência midiática em cenários brasileiros:
interfaces entre comunicação, educação e artes (2019), Televisão: formas
audiovisuais de ficção e de documentário Vol IV (2015), Vol II (2012) e Vol I
(2011), Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011) e Discursos e
Práticas de Qualidade na TV (2008).