Literacia Audiovisual: Criação, Circulação e Experiência Estética

Masterclass

O campo de estudo da literacia dos média e digital tem crescido nos últimos dez anos em virtude do desenvolvimento da cultura participativa e de diferentes formas de consumo que estão relacionadas com a criação audiovisual e a circulação de conteúdos transmedia, as quais geram novas formas expressivas a partir da fruição e da interação.

Esta masterclass apresenta um modelo teórico-metodológico de análise da produção audiovisual contemporânea, principalmente as séries ficcionais portuguesas e brasileiras, que foi fruto da investigação desenvolvida durante o estágio de pós- doutoramento desenvolvido no CIAC em 2019 e 2020. O objetivo é analisar as novas formas de produção audiovisual considerando suas estratégias de transmidiação, bem como as novas experiências estéticas que promovem a partir da possibilidade de interação e conversação em rede.

Sendo assim, consideramos os três momentos do processo comunicacional: a criação, a circulação e a experiência estética. Para cada um deles analisamos aspectos relacionados à discussão sobre qualidade em diálogo com a competência mediática, que reflete sobre os modos de interação e produção criativa do público.  Com isso, buscamos atualizar o debate sobre a qualidade das séries ficcionais portuguesas e brasileiras produzidas para as atuais plataformas de convergência.

Gabriela Borges é Mestre (1997) e Doutora (2004) em Comunicação e
Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993).

Realizou estágios de investigação sobre o cinema de Pedro Almodóvar na
Universidade Autónoma de Barcelona (1996), a poética de Samuel Beckett na
University of Dublin Trinity College (2000-2002) e pós-doutoramento sobre a
televisão pública de qualidade (2005-2008) e ficção ibero-americana e literacia
dos média e das artes (2019-2020) no CIAC da Universidade do Algarve, onde
atuou como investigadora auxiliar convidada (2009-2012) e docente do
Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes (2005-2012) e do
Doutorado em Média-Arte Digital (2012-).

Atualmente é professora adjunta na Escola Superior de Educação e
Comunicação da Universidade do Algarve e atua como professora convidada
do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade
Federal de Juiz de Fora, do qual foi coordenadora e responsável pela criação
do curso de Doutorado em Comunicação (2016-2019), e do Doutorado
Interuniversitário em Comunicação da Universidade de Huelva, Espanha.
É membro da Rede Interinstitucional de Investigação sobre Competência
Mediática para a Cidadania (ALFAMED), sendo coordenadora da equipe
brasileira e da Rede de Pesquisadores em Ficção Televisiva (OBITEL Brasil).
Coordena o Observatório da Qualidade no Audiovisual e é editora da Revista
Lumina do PPGCOM da UFJF.

Publicou os livros Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas
do canal 2 (2014), A poética televisual de Samuel Beckett (2009), organizou a
coletânea Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010) e
co-organizou os livros Competência midiática em cenários brasileiros:
interfaces entre comunicação, educação e artes (2019), Televisão: formas
audiovisuais de ficção e de documentário Vol IV (2015), Vol II (2012) e Vol I
(2011), Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011) e Discursos e
Práticas de Qualidade na TV (2008).