Comunicação Audiovisual: Se numa noite de Inverno um viajante – da interatividade literária à interatividade fílmica
O fascínio pela questão do tempo e das suas possíveis relações com o cinema e com a literatura são o fio condutor desta Master Class.
Os processos psicossomáticos podem proporcionar-nos diferentes sensações e, consequentemente, diferentes percepções relativas à passagem do tempo, ganhando, no suporte cinematográfico, um potencial de experimentação eminente.
Este fenómeno pode incentivar a passagem do espetador de um plano extradiagético para um plano intradiagético, conferindo-lhe um papel ativo na construção da narrativa.
No entanto, este potencial não é exclusivo do cinema e já tinha sido trabalhado na literatura, por autores como Jorge Luís Borges e Italo Calvino.
Recursos adicionais:
20 julho 18:00 – 19:30
Palavras-chave: filme interativo, literatura interativa, narrativa bifurcada.
Formato da sessão:
18:00 – videoconferência
18:40 – debate
Endereço de videoconferência: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95256812653?pwd=ZmRTQ3lOZlpTUnZyODE2SDd5ekkwdz09
Bruno Mendes da Silva
É pós-doutorado no âmbito do projeto “Os Caminhos que se bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro”, pela Universidade do Algarve (UAlg), doutorado em Literatura e Cinema pela UAlg, pós-graduado em Gestão das Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM) e licenciado em Cinema e Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP).
É Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e Coordenador da Área de Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da UAlg. Professor Convidado na Saint Joseph University of Macau. Foi realizador e produtor da Teledifusão de Macau (TDM) entre 1995 e 2000 e tem vindo a ser convidado em vários festivais internacionais de vídeo, média-arte digital e cinema como o FRESH (Tailândia), o Dokanema (Moçambique), o Loop (Espanha), o Festival de La Imagen e o Ecologias Digitales (Colômbia), The Script Road (China) e o FILE (Brasil).
Participou em dezassete (17) projetos científicos (como investigador responsável ou membro investigador) e é autor de vários livros, capítulos de livros e outras publicações científicas (cerca de 70). Conta com várias orientações de teses de doutoramento e mestrado concluídas. É revisor e editor de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Membro da equipa vencedora do Prémio científico Ceratonia 2008 .
Notícias:
O primeiro dia de rodagem do filme que desafia o espectador a intervir