Rennier Ligarretto Feo
Pós-fotografia
Práticas artivistas para a cultura visual digital
Conceito
O projeto de pesquisa-criação explora a expansão da imagem na cultura digital por meio do artivismo para sensibilizar e refletir coletivamente sobre a incidência da tecnologia nas artes, educação e cultura.
Representa um cenário artístico em Média-Arte Digital com práticas híbridas entre videoarte, fotografia experimental analógica/digital e literacias formativas digitais.
O artefato nasce das intenções pedagógicas libertárias ministradas em disciplinas como: Cibercultura, Inovação com o uso de Tecnologias, Cultura Escolar. A intenção colaborativa das práticas de educação artística possibilita um sentido comunicativo onde, por meio de ações artivistas situadas e híbridas, promovem o sentir-pensar da cultura visual digital contemporânea na escola atual.
Objetivo de intervenção/comunicação
Todos nós já passamos pelo sistema educacional e vivenciamos as carências, deficiências e problemas de um sistema que representa a reprodução da cultura na sociedade. O artefato apresenta diversos formatos visuais para sentir-pensar a urgência de transformar o sistema educacional, para isso o público é convidado a reconhecer através da fotografia documental a voz de professores conscientes da necessidade de mudança, para posteriormente visualizar com efeitos visuais o uso de espaços educativos e a voz das crianças. Por fim, com a reflexão política que envolve o exercício da cibercidadania para a transformação social da escola por meio do artivismo e da intervenção do espaço público e privado.
Diário Digital de Bordo
https://www.calameo.com/read/007234668a38c5140bbf2
Tecnologias e técnicas utilizadas
- Fotografia análoga
- Fotografia digital
- Videoarte
- Narrativas digitais
- Média táctica
Referências e influências estéticas
O projeto Pós-fotografia: práticas artivistas para a cultura visual digital foi inspirado nas obras artísticas e acadêmicas de:
- Man Ray
- Harold Eugene Edgerton
- Ugurgallen
- Duncome & Lambert
- Corinne Vionnet
- Anna Atkins
- Walter Benjamin
- Foncuberta
- Levy
- Manovich
- Pawel Kuczynski
- Freire
- Nam June Paik
Rennier Ligarretto Feo é professor pesquisador em cibercultura, tecnologia educacional e cultura visual digital da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Javeriana. Artista multidisciplinar, pós-fotógrafo digital, documental e experimental. Psicólogo pela Universidade Externado. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Doutorando em Media–Arte Digital pela Universidade do Algarve & Universidade Aberta, Portugal. Assessor pedagógico da Universidad del Rosario, Universidad de Antioquia, Ministério da Educação, Computadores para Educar, ESAP, entre outros.