Rennier Ligarretto Feo

Pós-fotografia

Práticas artivistas para a cultura visual digital



Conceito

O projeto de pesquisa-criação explora a expansão da imagem na cultura digital por meio do artivismo para sensibilizar e refletir coletivamente sobre a incidência da tecnologia nas artes, educação e cultura.

Representa um cenário artístico em Média-Arte Digital com práticas híbridas entre videoarte, fotografia experimental analógica/digital e literacias formativas digitais.


O artefato nasce das intenções pedagógicas libertárias ministradas em disciplinas como: Cibercultura, Inovação com o uso de Tecnologias, Cultura Escolar. A intenção colaborativa das práticas de educação artística possibilita um sentido comunicativo onde, por meio de ações artivistas situadas e híbridas, promovem o sentir-pensar da cultura visual digital contemporânea na escola atual.

Objetivo de intervenção/comunicação 

Todos nós já passamos pelo sistema educacional e vivenciamos as carências, deficiências e problemas de um sistema que representa a reprodução da cultura na sociedade. O artefato apresenta diversos formatos visuais para sentir-pensar a urgência de transformar o sistema educacional, para isso o público é convidado a reconhecer através da fotografia documental a voz de professores conscientes da necessidade de mudança, para posteriormente visualizar com efeitos visuais o uso de espaços educativos e a voz das crianças. Por fim, com a reflexão política que envolve o exercício da cibercidadania para a transformação social da escola por meio do artivismo e da intervenção do espaço público e privado.


Diário Digital de Bordo

https://www.calameo.com/read/007234668a38c5140bbf2


Tecnologias e técnicas utilizadas

  • Fotografia análoga
  • Fotografia digital
  • Videoarte
  • Narrativas digitais
  • Média táctica

Referências e influências estéticas

O projeto Pós-fotografia: práticas artivistas para a cultura visual digital foi inspirado nas obras artísticas e acadêmicas de:

  • Man Ray
  • Harold Eugene Edgerton
  • Ugurgallen
  • Duncome & Lambert
  • Corinne Vionnet
  • Anna Atkins
  • Walter Benjamin
  • Foncuberta
  • Levy
  • Manovich
  • Pawel Kuczynski
  • Freire
  • Nam June Paik

Rennier Ligarretto Feo é professor pesquisador em cibercultura, tecnologia educacional e cultura visual digital da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Javeriana. Artista multidisciplinar, pós-fotógrafo digital, documental e experimental. Psicólogo pela Universidade Externado. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Doutorando em Media–Arte Digital pela Universidade do Algarve & Universidade Aberta, Portugal. Assessor pedagógico da Universidad del Rosario, Universidad de Antioquia, Ministério da Educação, Computadores para Educar, ESAP, entre outros.