Susana Costa – IN[The Hate Booth]

IN [The Hate Booth] é uma contranarrativa ao discurso de ódio online. É uma instalação, com uma dimensão física e virtual, composta por uma cabine de luz, onde se pode encontrar um jogo de ficção interativa. O jogador assume o papel de investigador. O jogo parte de um esquema de pistas textuais, inspirado no universo dos videojogos.

Este artefacto assume-se como uma sinédoque do discurso de ódio virtual, interligado com o processo de desinibição tóxica, conduzindo o interator à imersão e isolando-o do lugar físico onde se encontra, através do ofuscamento e desconforto metafórico da caixa de luz.

A cabine é um lugar metonímico do papel que cada um assume no mundo virtual. No jogo de ficção interativa, dentro da cabine, o interator assume o seu próprio persona na contenção ou na proliferação deste fenómeno.

Para informações sobre o processo criativo e de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo, por favor consulte o Diário Digital de Bordo:
https://docs.google.com/document/d/1D90WBPJ2jYz8RQJWIKFqpAqqsuP5SsMJ/edit?usp=sharing&ouid=110023017126683253528&rtpof=true&sd=true

Susana Costa é doutoranda em Média-Arte Digital (Universidade do Algarve e Universidade Aberta) e colaboradora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, onde tem desenvolvido a sua investigação, na área da literacia dos média, nomeadamente no estudo do discurso de ódio online. Nos últimos cinco anos, tem colaborado em projetos e consórcios internacionais, dos quais se destacam o Play Your Role – Gamification against hate Speech e o 4CDE – Code, Content Creation and Culture for Digital Education.

Este trabalho contou com o apoio de:

DigitecTransfer
CRESC Algarve 2020
Portugal 2020
União Europeia