Vasco Ramalho – [IN]MarImmersive Waves
Inspirado num dos elementos da natureza mais preciosos à vida humana, a água, o nome [IN]MarÍmmersive Waves resulta de uma fusão entre as palavras Marimba e Immersive.
Trata-se de um artefato no qual faço parte integrante enquanto performer, com inclusão de arte generativa em tempo real ativada através de movimento. A música interpretada será do compositor Philip Glass, numa adaptação minha para marimba solo e arte generativa da obra Águas da Amazônia.
O estilo de composição de Glass é baseado numa estética minimalista e nesse sentido a arte generativa produzida, seguirá o mesmo caminho. Pretende-se que o público, ao assistir à performance, seja envolvido por uma imersão sonora e visual.
Ficha Técnica
Vasco Ramalho – Performance musical e conceção do projeto
Rui D´Orey – Programação computacional
Para informações sobre o processo criativo e de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo, por favor consulte o Diário Digital de Bordo:
https://vascoramalhomarimba.blogspot.com
Vasco Ramalho, músico e professor. Natural de Reguengos de Monsaraz, licenciou-se em percussão na Universidade de Évora e efectuou pós-graduação em marimba solista no Royal Conservatory Antwerpen – Bélgica. É professor de percussão no Conservatório de Música de Loulé – FR e no Conservatório Regional de Évora. Lançou em 2017 o seu primeiro álbum, Essências de Marimba – Fados & Choros e é freelancer em vários projetos musicais. É doutorando em Média Arte Digital na Universidade do Algarve e Universidade Aberta. É desde 2012 artista Adams, uma das mais conceituadas marcas de instrumentos musicais.
Agradecimentos
Ao meu orientador Prof. Pedro Alves da Veiga
A todos os professores do DMAD
Conservatório de Música de Loulé – FR
Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva Loulé
João Espada Videografo