Nelson Caldeira
3CPIIPC3
CONCEITO
O artefacto 3CPIIPC3 pretende investigar detalhadamente a intersecção entre a tradição artesanal das tapeçarias de Portalegre e as inovações da era digital. Inspirado pelas obras de Eduardo Nery, conhecidas como “Pulsação de Cor”, este projeto tem como objetivo principal criar uma experiência artística imersiva e interativa. O seu propósito é preservar e amplificar a riqueza cultural das tapeçarias de Portalegre, adaptando-as ao contexto contemporâneo. Através da aplicação do conceito figital, que combina elementos físicos e digitais, o artefacto procura enriquecer a experiência do público, promovendo uma reflexão sobre a interação entre estes dois domínios.
Este projeto não apenas celebra a tradição artesanal das tapeçarias de Portalegre, mas também explora novas fronteiras da expressão artística através da integração de tecnologias digitais. Ao desafiar as convenções da arte tradicional e promover uma experiência de contemplação interativa, 3CPIIPC3 estimula um diálogo profundo sobre a relação entre arte, tecnologia e perceção humana, destacando como a figitalidade pode ampliar a compreensão e apreciação das formas contemporâneas de expressão artística.
A experiência proporcionada pelo artefacto pretende enfatizar a transformação contínua e a interação sensorial, onde cores e formas respondem aos gestos do público. Além de celebrar a mestria das tapeçarias de Portalegre, o artefacto 3CPIIPC3 serve como plataforma para a experimentação artística, fomentando uma apreciação mais profunda das possibilidades de integração entre o físico e o digital. Ao unir tradição e tecnologia, o projeto não apenas almeja preservar o património cultural, mas também estimula um diálogo interdisciplinar sobre arte, tecnologia e a experiência humana.
Conceitos-chave: arte generativa, figital, tapeçarias de Portalegre, património cultural
INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO/USUFRUTO
Dado que a obra incorpora a participação do próprio espectador, prevê-se que não necessite de instruções complexas para a sua interação. No entanto, para visualizar a componente de realidade aumentada, serão fornecidas instruções muito simples, consistindo apenas na leitura de um código QR. Este código guiará o utilizador na instalação do software necessário e na visualização do conteúdo de realidade aumentada.
OBJETIVO DE INTERVENÇÃO/COMUNICAÇÃO
O objetivo de intervenção/comunicação junto do público da instalação 3CPIIPC3 é proporcionar uma experiência imersiva e interativa que não só celebra a obra de Eduardo Nery e a tradição das tapeçarias de Portalegre, mas também estimula uma reflexão profunda sobre a intersecção entre arte tradicional e tecnologia contemporânea.
Ao integrar os princípios da arte generativa e da visão por computador, a instalação visa envolver os espectadores num diálogo dinâmico com a obra, incentivando a uma participação ativa através de interações físicas e sensoriais. A utilização de algoritmos para transformar continuamente a representação visual da obra de Nery em resposta aos movimentos e gestos dos visitantes não apenas amplia o espectro da experiência estética, mas também promove uma apreciação mais profunda das possibilidades criativas oferecidas pela tecnologia digital.
Assim, o objetivo principal da intervenção é expandir os horizontes da arte contemporânea, oferecendo ao público uma experiência que transcende os limites tradicionais da contemplação passiva. Ao desafiar as normas da arte e encorajar uma exploração ativa por parte do público, 3CPIIPC3 visa criar um ambiente onde a fusão entre arte, tecnologia e a experiência humana se torna tangível e inspiradora.
TECNOLOGIAS E TÉCNICAS UTILIZADAS
A instalação “3CPIIPC3” representa um avanço significativo na convergência entre arte
generativa e visão por computador, oferecendo uma experiência interativa e sensorialmente rica. Esta instalação utiliza faz uso do algoritmo de forma a criar e modificar imagens em tempo real. A arte generativa é essencial nesta obra, foram empregue algoritmos que seguem regras definidas para gerar composições visuais dinâmicas e fluidas. Estes algoritmos interpretam os princípios estéticos de Nery, permitindo que a instalação se adapte continuamente às interações dos espectadores, proporcionando uma experiência visual variável e personalizada. A visão por computador desempenha um papel fundamental na interatividade da instalação.
Fazendo uso de câmaras de video, o sistema capta a presença e as ações dos espectadores, processando esses dados para ajustar e transformar as projeções visuais conforme o contexto físico e as interações em tempo real. Esta abordagem técnica não apenas celebra a arte tradicional de Portalegre, mas também abre novas fronteiras na expressão artística ao integrar tecnologias digitais. A interação entre arte e tecnologia em “3CPIIPC3” não se limita a desafiar as convenções da arte estática, mas promove um diálogo profundo sobre como a fusão de elementos físicos e digitais pode enriquecer a experiência artística contemporânea. A obra “3CPIIPC3” incorporará também a componente de realidade aumentada, oferecendo acesso exclusivo ao conjunto de obras “Pulsação de Cor” de Eduardo Nery. Estas obras estarão disponíveis somente através desta tecnologia, proporcionando uma experiência imersiva onde os espectadores poderão explorar e interagir com as criações de Nery de uma forma totalmente nova e dinâmica. A realidade aumentada não apenas amplia o alcance e a acessibilidade das obras, mas também enriquece a experiência ao permitir uma interação mais próxima e envolvente com o legado artístico das tapeçarias de Portalegre e suas reinterpretações digitais.
REFERÊNCIAS E INFLUÊNCIAS ESTÉTICAS
A obra “3CPIIPC3” é fortemente influenciada pela estética de Casey Reas, especialmente a sua obra “KNBC”, que influenciou de forma bastante direta a minha obra. A pare disso, a obra de Chris Milk, “The Treachery of Sanctuary”, também desempenha um papel crucial. Milk é conhecido pelas suas criações interativas que incorporam o corpo do espectador como parte essencial da experiência física, uma abordagem que eu interpreto como figital. Estas influências se entrelaçam de forma coesa em 3CPIIPC3, onde a estética digital de Reas e a interatividade corpórea de Milk se fundem para criar uma experiência artística que transcende os limites tradicionais entre o digital e o físico. Ademais, o trabalho abrangente de Zach Lieberman também é uma inspiração constante, contribuindo para o desenvolvimento contínuo desta obra e refletindo uma admiração contínua pela sua prática artística inovadora.
Diário Digital de Bordo: https://nelsoncaldeira.notion.site/487e148648b443a98eae03e9415526b6?v=abe3d6c3c36d42e8a712e1e3fa4af42c
Nelson Caldeira
Licenciado em Design de Comunicação, pós-graduado em Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais pelo Instituto Politécnico de Portalegre e doutorando em Média-Arte Digital pela UALG/UAb. Possui diversas formações em programação para desenvolvimento web (JavaScript, CSS, HTML, Python). Especialista em desenvolvimento web, trabalha como web developer e web designer, além de lecionar no Politécnico de Portalegre nas áreas de multimédia e tecnologias web. Consultor web em projetos comunitários, ganhou diversos prémios em desenvolvimento web, esteve mais de uma década ligado ao ramo empresarial. Os seus interesses de investigação e artísticos centram-se na interatividade e experiência figital.