Joaquim Azevedo
Ouçam o Peixe
Conceito
“Ouçam o Peixe” é uma instalação sensorial e interativa que une arte, tecnologia e ecologia para alertar sobre a crise ambiental. Centrada num peixe mudo como símbolo do silêncio da natureza face à indiferença humana, a obra responde à presença dos visitantes através de sensores, projeções generativas e paisagem sonora adaptativa. Os gestos do público ativam mudanças no peixe, tornando-o num organismo vivo que reage ao humano. A instalação evoca a interdependência entre espécies e o impacto da ação humana, resumida na frase: “O silêncio do peixe é o grito da Terra”. Inspirada por autores como Capra, promove reflexão e empatia, apelando à urgência de repensar a relação com o meio ambiente.
Referências e influências estéticas:
- Die Klimakonferenz (COM, PTS Schwanenstadt) — crítica ambiental com humor sombrio (ars.electronica.art).
- Ryu Furusawa, Timothy Thomasson, Hayao Miyazaki — pela fusão entre narrativa poética e representação ecológica.
- Jakob Kudsk Steensen — por proporcionar narrativas imersivas e ecológicas através de realidade virtual e digital storytelling (xibtmagazine.com).
Joaquim Azevedo
Professor de EVT no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, em Lagos. Licenciado no curso de Professores do Ensino Básico – Variante EVT pela ESE de Coimbra, possui pós-graduações em Supervisão Pedagógica e em Administração e Gestão Pedagógica. Mestre em Educação, na área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.