Entre a Música e a Sound Art
Os argumentos musicais caracterizam e superdeterminam a riqueza da rede sonora através de sinais representacionais que precisam ser interpretados, o trabalho aberto exige uma nova forma de colaboração mental com a gramática sonora.
Desde os fins de 70 o impulso da singularidade do momento na música deu forma a uma disciplina agora com nome e vontades próprios.
A Sound Art, como prática, aproveita, descreve, analisa, executa e interroga a condição do som e os processos pelos quais ele opera. Assim, qualquer remanescente de argumento musical é negado por uma extravagância predominante de não intencionalidade, multiplicidade, silêncio ou ruído.
Nesta sessão, a partir de alguns exemplos de obras, será discutido sobre o tema vago e rico entre a Música e a Sound Art.
22 julho 12:00 – 13:30
Palavras-chave: música, sound art, som digital
Endereço da videoconferência: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97530705545
José Alberto Gomes
Nasceu no Porto em 1983.
José Alberto Gomes é um músico, artista sonoro e investigador do Porto.
Licenciado em Composição, criou laços muito fortes com as novas possibilidades tecnológicas musicais e o papel da música no teatro, cinema, instalações e electrónica na improvisação, tendo especial interesse em procurar novas formas e novos “lugares“ musicais.
Doutorado em Computer Music pela Universidade Católica Portuguesa, com a tese Composing with Soundscapes – Capturing and Analysing Urban Audio for a Raw Musical Interpretation é actualmente docente na Escola das Artes da UCP e no Doutoramento da Média-Arte Digital da Universidade Aberta e Universidade do Algarve.
Entre 2013 e 2018 foi curador da plataforma Digitópia Casa da Música e entre 2018 e 2019 foi coordenador do Serviço Educativo Braga Media Arts – cidade criativa UNESCO.
Apresenta-se regularmente em público tanto em projectos a solo como em projectos colectivos. E é criador nas áreas de música e sonoplastia para a peças de teatro e vídeo, criação e programação para interatividade sonora em instalações e composição para electrónica e ensemble instrumental.
— – —- – ——- – —– — —— — ———- — ——– — —–