Andreia Pintassilgo
MÃE SOBERANA – PATRIMÓNIO (IN)VISÍVEL
CONCEITO
Mãe Soberana – Património (In)Visível, uma experiência em média-arte digital, uma ode, um manifesto aos quase quinhentos anos de história em torno da temática Nossa Senhora da Piedade, em Loulé. Considerada a maior manifestação a Sul de Fátima e uma autobiografia do povo Louletano, a obra artística pretende chamar a atenção para a carência de informação e comunicação da mesma, no seu principal ponto de visita, o Santuário dedicado a Nossa Senhora da Piedade – Mãe Soberana (designação popular).
A obra artística apresenta uma sequência de imagens, vídeos e sons que procuram evocar uma cronologia onde se destacam as principais datas da manifestação, entre o presente e o passado, o material e o imaterial, o físico e o digital, surge a água, como elemento de ligação e transição, evidenciando as semelhanças entre as origens do culto a Nossa Senhora da Piedade e a crise da água que se faz sentir no Algarve.
Uma experiência imersiva que recorre às Narrativas Transmédia, para propor e despertar a curiosidade do visitante numa interação e conexão com a manifestação, construindo memórias e novos significados através da arte.
Pretende-se investigar o contributo da média-arte digital para dar a conhecer este património constituído por paisagens sonoras e emocionais, explanadas na vídeoarte e nos novos diálogos gerados através da realidade aumentada, ao mesmo tempo que se presta homenagem à comunidade que se junta para celebrar o coletivo, a natureza, a fé e as suas origens. Uma história contada através da água, que quer dar visibilidade a este Património vivo.
Conceitos-chave
Média-arte digital, Narrativas Transmédia, Videoarte, Realidade Aumentada, Património imaterial, Água
INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO/USUFRUTO DA OBRA POR PARTE DO PÚBLICO
Para explorar e experimentar e interagir, com os vários elementos que a integram a exposição, o visitante irá necessitar de um leitor de QrCode e descarregar a aplicação Artivive para aceder à RA.
OBJETIVO DE INTERVENÇÃO/COMUNICAÇÃO
O objetivo da intervenção é expor e comunicar publicamente o artefacto. É o culminar de um projeto a/r/cográfico que marca um processo criativo em contínuo, que não termina nunca, esta etapa pode levar à revisitação de estágios anteriores, melhorias, abrir caminho para novas pistas, etapas, artigos ou projetos, uma vez que se trata de uma metodologia generativa.
Esta informação será ainda disponibilizada através das redes sociais do projeto, Facebook e instagram, com o objectivo de contribuir para a sua disseminação e recolha do feedback dos utilizadores. Será realizado o registo crítico e reflexivo no DDB do projeto.
TECNOLOGIAS E TÉCNICAS
A videoarte foi realizada através de um conjunto de imagens, fotografias analógicas e outras geradas por inteligência artificial (AI), bem como poesia popular, vídeos, captura de imagens, músicas e sons alusivos à manifestação. Estes documentos foram recolhidas e selecionados de forma a salvaguardar e a garantir a veracidade da cronologia. A videoarte foi tratada, montada e renderizada em Adobe Photoshop, permitindo criar as paisagens sonoras da manifestação, numa viagem temporal e ficcionada. O vídeo em MP4 será projetado em looping no monitor 1920x1080px, para relembrar que a história e as origens do património cultural imaterial e da mitigação da seca no Algarve, se repetem há quase quinhentos anos.
Os elementos físicos que compõem a exposição estão associados a QrCodes, respetivamente e dão acesso a diferentes narrativas, com breves explicações acerca dos elementos mais emblemáticos da manifestação Mãe Soberana. Já as imagens que permitem aceder à RA, foram accionadas através da aplicação Artivive, onde vídeos e sons foram trabalhados em Adobe Photoshop e Premiere _Adobe Illustrator e _AI (Ideogram).
Diário Digital de Bordo: https://www.tumblr.com/ddbandreiapintassilgo
ANDREIA PINTASSILGO
é doutoranda em Média-Arte Digital (UALG/Uab) – licenciada em Design de Comunicação (IPP), com especialização em Design de Comunicação para o Turismo e Cultura (UAlg) e pós-graduada em Comunicação Comercial & Marketing. Foi Directora Criativa e responsável de comunicação da cadeia de Supermercados Apolónia entre 2004 e 2012. Atualmente desenvolve a sua atividade como designer multidisciplinar em projetos e estratégias de comunicação para a valorização e promoção do património local e regional a nível internacional, com o objetivo de preservar a cultura imaterial e o sentido de pertença das comunidades. Os seus interesses incidem em projetos na fronteiras entre natureza, ciência, cultura e pessoas, permitindo explorar diferentes formas de expressão e trabalho em rede, no ecossistema da média- arte digital.