Andreia Pintassilgo

MÃE SOBERANA – PATRIMÓNIO (IN)VISÍVEL

CONCEITO

Mãe Soberana – Património (In)Visível, uma experiência em média-arte digital, uma ode, um manifesto aos quase quinhentos anos de história em torno da temática Nossa Senhora da Piedade, em Loulé. Considerada a maior manifestação a Sul de Fátima e uma autobiografia do povo Louletano, a obra artística pretende chamar a atenção para a carência de informação e comunicação da mesma, no seu principal ponto de visita, o Santuário dedicado a Nossa Senhora da Piedade – Mãe Soberana (designação popular).

A obra artística apresenta uma sequência de imagens, vídeos e sons que procuram evocar uma cronologia onde se destacam as principais datas da manifestação, entre o presente e o passado, o material e o imaterial, o físico e o digital, surge a água, como elemento de ligação e transição, evidenciando as semelhanças entre as origens do culto a Nossa Senhora da Piedade e a crise da água que se faz sentir no Algarve.
Uma experiência imersiva que recorre às Narrativas Transmédia, para propor e despertar a curiosidade do visitante numa interação e conexão com a manifestação, construindo memórias e novos significados através da arte.


Pretende-se investigar o contributo da média-arte digital para dar a conhecer este património constituído por paisagens sonoras e emocionais, explanadas na vídeoarte e nos novos diálogos gerados através da realidade aumentada, ao mesmo tempo que se presta homenagem à comunidade que se junta para celebrar o coletivo, a natureza, a fé e as suas origens. Uma história contada através da água, que quer dar visibilidade a este Património vivo.

Conceitos-chave
Média-arte digital, Narrativas Transmédia, Videoarte, Realidade Aumentada, Património imaterial, Água

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO/USUFRUTO DA OBRA POR PARTE DO PÚBLICO

Para explorar e experimentar e interagir, com os vários elementos que a integram a exposição, o visitante irá necessitar de um leitor de QrCode e descarregar a aplicação Artivive para aceder à RA.

OBJETIVO DE INTERVENÇÃO/COMUNICAÇÃO

O objetivo da intervenção é expor e comunicar publicamente o artefacto. É o culminar de um projeto a/r/cográfico que marca um processo criativo em contínuo, que não termina nunca, esta etapa pode levar à revisitação de estágios anteriores, melhorias, abrir caminho para novas pistas, etapas, artigos ou projetos, uma vez que se trata de uma metodologia generativa.

https://www.tumblr.com/ddbandreiapintassilgo/749651846624411648/prototipagem

Esta informação será ainda disponibilizada através das redes sociais do projeto, Facebook e instagram, com o objectivo de contribuir para a sua disseminação e recolha do feedback dos utilizadores. Será realizado o registo crítico e reflexivo no DDB do projeto.

https://www.tumblr.com/ddbandreiapintassilgo/753026562025242624/18-entrada-realidade-aumentada-experi%C3%AAncias-com

TECNOLOGIAS E TÉCNICAS

A videoarte foi realizada através de um conjunto de imagens, fotografias analógicas e outras geradas por inteligência artificial (AI), bem como poesia popular, vídeos, captura de imagens, músicas e sons alusivos à manifestação. Estes documentos foram recolhidas e selecionados de forma a salvaguardar e a garantir a veracidade da cronologia. A videoarte foi tratada, montada e renderizada em Adobe Photoshop, permitindo criar as paisagens sonoras da manifestação, numa viagem temporal e ficcionada. O vídeo em MP4 será projetado em looping no monitor 1920x1080px, para relembrar que a história e as origens do património cultural imaterial e da mitigação da seca no Algarve, se repetem há quase quinhentos anos.

https://www.tumblr.com/ddbandreiapintassilgo/753025465882640384/teste-e-corre%C3%A7%C3%B5es

Os elementos físicos que compõem a exposição estão associados a QrCodes, respetivamente e dão acesso a diferentes narrativas, com breves explicações acerca dos elementos mais emblemáticos da manifestação Mãe Soberana. Já as imagens que permitem aceder à RA, foram accionadas através da aplicação Artivive, onde vídeos e sons foram trabalhados em Adobe Photoshop e Premiere _Adobe Illustrator e _AI (Ideogram).

 

Diário Digital de Bordo: https://www.tumblr.com/ddbandreiapintassilgo

ANDREIA PINTASSILGO

é doutoranda em Média-Arte Digital (UALG/Uab) – licenciada em Design de Comunicação (IPP), com especialização em Design de Comunicação para o Turismo e Cultura (UAlg) e pós-graduada em Comunicação Comercial & Marketing. Foi Directora Criativa e responsável de comunicação da cadeia de Supermercados Apolónia entre 2004 e 2012. Atualmente desenvolve a sua atividade como designer multidisciplinar em projetos e estratégias de comunicação para a valorização e promoção do património local e regional a nível internacional, com o objetivo de preservar a cultura imaterial e o sentido de pertença das comunidades. Os seus interesses incidem em projetos na fronteiras entre natureza, ciência, cultura e pessoas, permitindo explorar diferentes formas de expressão e trabalho em rede, no ecossistema da média- arte digital.