Ana Raquel Morgado Gouveia

ANAMNESE, IN NEXUM

CONCEITO

“Anamnese, in Nexum” é uma obra artística imersiva e interativa que explora as relações entre o passado e o presente, o tangível e o intangível, através de narrativas transmédia. Utilizando a vila da Golegã como caso de estudo, a obra emprega a realidade aumentada e portais narrativos para entrelaçar narrativas-memórias dos habitantes com o espaço que “habitam” física e/ou emocionalmente. Este projeto transforma a observação passiva num diálogo ativo com a arte, convidando os visitantes a explorar e ativar as narrativas através da app Artivive.

As semi-esferas utilizadas como portais narrativos revelam camadas ocultas de estórias, conectando-se visualmente com o espaço e promovendo uma reflexão sobre a natureza da história, do património e das relações humanas. A obra, que nasce da constatação de que a sociedade encontra-se as experienciar uma fraca e inexistente rede suporte (dentro e fora do seio familiar) com repercussões sociais diversas e visíveis, como a baixa empatia, a solidão e a desconexão; pretende ser não só uma experiência artística, mas um convite para viajar e descobrir uma parte da cultura, património, história e sociedade de uma pitoresca vila ribatejana. Combinando tecnologias contemporâneas e elementos tradicionais, “Anamnese, in Nexum” oferece uma experiência única que destaca a importância da preservação cultural, um entendimento mais profundo das experiências e relações humanas e, quiçá, um discere in tempore.

Conceitos-chave: Narrativas Transmédia, Realidade Aumentada, Conexões Comunitárias, Estórias, Golegã.

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO/USUFRUTO

Para usufruir plenamente da obra, os visitantes devem utilizar a app Artivive nos seus dispositivos móveis ou no dispositivo móvel disponibilizado ao público no espaço expositivo. Ao apontar a câmera do dispositivo para as semiesferas, as estórias serão sobrepostas aos elementos físicos, criando uma experiência interativa. Recomenda-se que os visitantes explorem cada portal narrativo com calma, permitindo-se imergir nas estórias e memórias reveladas, a par de melhor observar as imagens dos sublocais da vila da Golegã. Instruções explicativas serão disponibilizadas no local, através de QR Codes, para orientar os visitantes sobre o uso da tecnologia e a melhor forma de interagir com os portais narrativos.

OBJETIVO DE INTERVENÇÃO/COMUNICAÇÃO

O objetivo principal da obra é criar “espaço(s)” para contemplar e revitalizar as conexões comunitárias, emocionais, culturais e de património da vila da Golegã, utilizando as narrativas transmédia para revelar estórias locais. A obra procura sensibilizar o público para a importância da preservação cultural e promover um entendimento mais profundo das experiências e relações humanas. Ao interagir com os portais narrativos, os visitantes são incentivados a refletir sobre a história, a cultura e o património local, criando uma experiência significativa e envolvente sobre a vila da Golegã e a sua comunidade e, quiçá, aspirar ao sentimento empático resultante de um discere in tempore. Tal como Burges (2019) menciona em The significance and Value of Stories to Human Survival, as estórias são maiores do que soma das suas partes, porque o efeito que provocam é transformacional. A transformação pode ser emocional, mental, física ou, até mesmo, espiritual.

TECNOLOGIAS E TÉCNICAS UTILIZADAS

A obra utiliza uma gama de materiais aliados a tecnologias digitais para criar os portais narrativos interativos. Esses portais são instalações físicas de cúpulas semi-esféricas, que contêm imagens panorâmicas imersivas dos locais emblemáticos da vila da Golegã. As imagens, equipadas com gatilhos visuais que ativam a tecnologia de realidade aumentada, revelam vídeos-testemunhos. Cada portal serve como um capítulo na narrativa mais ampla, ligando estórias e insights à paisagem física da Golegã, acompanhados pelo som ambiente captado na vila em si. Técnicas de vídeo e fotografia digital foram utilizadas para a conceção dos elementos visuais, com os software Photoshop e o plugin Flexify 2 para preparar as imagens panorâmicas. As fotografias e os sons foram capturados com iPhone 15 e os conteúdos de vídeo foram editados com os softwares Capcut e Quicktime Player. A preparação do paisagem sonora decorre da deambulação pela vila com o iphone 15 e a compilação de sons numa playlist.

REFERÊNCIAS E INFLUÊNCIAS ESTÉTICAS

“Anamnese, in Nexum” é influenciado por várias fontes artísticas, culturais e académicas. Os projetos StoryCorps e a A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria inspiraram a valorização das memórias e tradições locais pela estórias orais; o conceito de Portal paintings revelou o potencial das “janelas” para os espaços e a aplicação imersiva da(s) imagem(ns) e; também, a investigação da Dra. Isabel Carvalho em média-arte locativa na tese de doutoramento “Média-arte locativa e mapeamentos dinâmicos na compreensão de fluxos urbanos: O contributo do dispositivo móvel na atividade do caminhar como prática artística” proporcionou uma referência a aplicar relativamente à abordagem do património da vila da Golegã. Quanto à estética da obra, esta combina a fotografia da paisagem local com as tecnologias contemporâneas da realidade aumentada, criando um diálogo entre o passado e o presente, o analógico e o digital, o tangível e o intangível.

Diário Digital de Bordo: https://madproject101.blogspot.com

ANA RAQUEL MORGADO GOUVEIA

é doutoranda em Média-Arte Digital pela UAlg e Uab. Licenciada e mestre em Design pela Universidade de Évora, especializou-se na área de comunicação com enfoque transdisciplinar, destacando-se com um Trabalho de Projeto de mérito científico reconhecido em concurso Prémio anual Santa Casa da Misericórdia de Évora 2023. Exerce a sua profissão como full time Designer e investigação em Design e Arte. Os seus interesses de investigação incluem a intersecção de tecnologia, experiências interativas e áreas socioculturais e artísticas. No doutoramento procura investigar, com enfoque particular, o potencial das narrativas (pessoais, emocionais, históricas) através da média-arte digital e das tecnologias imersivas. Em 2023, integrou o centro de investigação CIAC como investigadora associada.