Ariella Doboszewski
BACAMARTE JOIA
CONCEITO
O Bacamarte é o nome de uma arma que hoje é utilizada como recurso cênico e artístico nos festejos culturais dos Bacamarteiros do Nordeste do Brasil. Eles promovem manifestações culturais que relembram narrativas os soldados heróis da guerra do Paraguai (na fase do Brasil Império) e, também, homenageiam o fora da lei chamado Lampião, pertencente a um bando famoso de ladrões e assassinos que rondou cidades e constitui extenso material para diversos filmes brasileiros e criações na esfera digital e artística. Os bacamarteiros estão presentes em narrativas transmídias que atuam na preservação das tradições e divulgação cultural.
Há duas tecnologias empregadas para a realização do artefato. A primeira tecnologia refere-se à construção física e dos elementos químicos presentes na obra e a segunda refere-se ao videoarte construção de imagens por meio de inteligência artificial e de imagens do artefato. É compreensível o fator material do artefato em virtude que grande parte dos efeitos da materialidade dos fatos ocorram no mundo palpável, apesar do heroísmo e o vilanismo atual possuírem atividade no espaço digital, o lado material também foi pensado como um significado importante para a realização do artefato arquetípico como a joia da experiência humana.
O toque físico no bacamarte joia ou o seu balanço evoca um sistema fácil de ser alterado pelas escolhas pessoais.
Conceitos-chave: Arquétipos, Narrativas Transmídias, Bacamarteiros, Arma conceitual, Videoarte, Heroi e Fora da Lei
OBJETIVO DE INTERVENÇÃO/COMUNICAÇÃO
O Bacamarte Joia é o artefato da exposição foi construído como uma arma conceitual e um videoarte baseados nos arquétipos do herói e do fora da lei que utilizam as armas na criação das suas narrativas heroicas ou vilanescas.
Bacamarte joia como arma evoca os dois arquétipos do herói e do fora da lei que utilizam armas aos propósitos benéficos ou maléficos. Como joia possui o significado vinculado aos caminhos da vida nas próprias escolhas individuais e as possibilidades que alteram as realidades e edificam o resultado final do heroísmo ou do vilanismo
TECNOLOGIAS E TÉCNICAS UTILIZADAS
O Bacamarte Joia foi confeccionado com pedras lapidadas de jade e hematita e possui prata e aço inoxidável. O elemento do jade foi escolhido pela dureza e a cor azul que remete às fardas dos bacamarteiros considerados representantes do arquétipo do herói e a hematita natural, niquelada e o aço remetem ao elemento químico do ferro presente na constituição de armas que são utilizadas pelos dois arquétipos. A prata foi incorporada como elemento mole da joia representante da dualidade da experiência humana entre a escolha do bem e do mal. A intervenção física do artefato pretende explorar a possibilidade de vislumbre sobre cadeias de acontecimentos e a forma moldável de assumirmos proposições mais positivas com efeitos no mundo material.
O videoarte também é a parte digital do artefato abordando a criação de imagens com significados arquetípicos do herói e do fora da lei durante desafios, bem como agregando a criação de imagens do bacamarte joia físico.
As imagens foram feitas com Câmera Fuji xt4, lentes Viltrox 33mm 1.4 e 13mm 1.4 e uma 50mm Canon 1.8. O Bacamarte joia foi suspenso em suporte de luz fotográfica e dois refletores foram utilizados, bem como o uso da iluminação natural em ar livre.
Outras imagens do videoarte são ideias baseadas no arquétipo do heroi e do fora da lei. Algumas imagens possuem inspiração em Van Gogh, bacamarteiros e outras de inspiração livre foram realizadas com inteligência artificial com o uso de DreamStudio (https://beta.dreamstudio.ai/generate).
O público pode usufruir da obra pelo toque no Bacamarte Joia físico e no videoarte por meio da observação das imagens e da narrativa do arquétipo do heroi e do fora da lei. O objetivo é a percepção que há narrativas arquetípicas em artes e em manifestações culturais que são mostras do inconsciente coletivo. No sentido individual, evoca as próprias escolhas no que tange às diversas possibilidades de caminhos que podem ser podem ser alterados de acordo com a vontade e a força de superação dos desafios.
Diário Digital de Bordo: https://assessoriadobos.wixsite.com/ari-m-ndi–di-rio-de
Ariella Doboszewski
é uma escritora criativa brasileira, licenciada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Auditoria e Contas Públicas pela Universidade Boa Viagem (UniFBV-Wyden/Devry) e Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ela trabalha na UFRPE com investigação de ilícitos na Comissão Permanente de Sindicância e na Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares. É doutoranda em Média-Arte Digital na UAlg/UAb.