Sensores e Atuadores
A sessão de Sensores e Atuadores é constituída em dois momentos. Num primeiro momento existe uma sessão expositiva da matéria do módulo, incluindo os fundamentos de sensores e atuadores, sendo abordados diversos tipos de sensores e atuadores disponíveis. Segue-se uma introdução à plataforma Arduino e sua vantagem na utilização de sensores e atuadores. Finaliza-se esta parte realçando as facilidades de ligação do Arduino ao Processing, e potenciais utilizações em artefactos. Num segundo momento são apresentados e demonstrados os trabalhos de aprofundamento realizados no âmbito do módulo de Sensores e Atuadores, os quais contam com parte de artefactos propostos pelos estudantes, que utilizam sensores e atuadores.
José Coelho concluiu o doutoramento em Engenharia de Sistemas pela Universidade Técnica de Lisboa, e o mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas na mesma universidade. É Professor Auxiliar na Universidade Aberta, investigador no INESC TEC, e professor convidado na Universidade de Gent (Bélgica). Publicou 25 artigos em revistas científicas, dos quais 10 são em revistas Q1 na área da Computer Science dos quais 8 são em revistas Q1 também na área Management Science and Operations Research e 1 é numa revista Q1 na área de E-learning. Publicou um livro, quatro capítulos de livro e 21 artigos em conferências científicas, e participou em 9 projetos de investigação, tendo um h-index de 11 no Google Académico e um h-index 8 na Scopus. Leciona unidades curriculares na área da Programação, Gestão de Projetos, Inteligência Artificial e Meta-heurísticas. A sua principal atividade de investigação é na área da gestão e calendarização de projetos, tendo interesses também em meta-heurísticas, e-learning e arte & tecnologia.
Paulo Shirley é atualmente Professor Auxiliar da Universidade Aberta, onde leciona nos cursos da secção de informática, nas áreas de sistemas operativos, programação, computação numérica e computação de alto desempenho (HPC – High Performance Computing). Concluiu o mestrado e doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, em 1993 e 2003 respectivamente. Desenvolveu trabalho de investigação e desenvolvimento tecnológico na área do controlo automático (inclui sensores e atuadores), modelação e identificação de sistemas dinâmicos, tendo recentemente vindo a concentrar-se na área da computação científica e programação paralela. É autor de cerca de 20 publicações científicas, incluindo artigos em revistas, comunicações em conferências e capítulos de livros, tendo participado em vários projetos de investigação.