Seminário de Investigação
Este espaço tem o objetivo central de abordar temáticas da UC Seminário de Investigação, proporcionando aos estudantes um espaço de desenvolvimento de espírito crítico científico/artístico, endereçando os principais processos, metodologias e práticas de investigação em ciência, tecnologia e arte e a sua intersecção na investigação e experimentação na área interdisciplinar da arte computacional dando especial ênfase à média-arte digital.
Abordaremos, assim, várias metodologias de investigação estado-da-arte na fronteira da ciência, tecnologia e arte que têm vindo a ser adotadas na investigação em arte digital/computacional.
Adérito Fernandes Marcos é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa e é doutorado em Engenharia Informática (especialização em Computação Gráfica) pela Teschnische Universität Darmstadt, Alemanha. É agregado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Foi Professor Auxiliar do Dept. de Sistemas de Informação, Escola de Engenharia da Universidade do Minho onde foi co-fundador e docente nos cursos de Mestrado em Computação Gráfica e Ambientes Virtuais e Mestrado em Tecnologia e Arte Digital.
É actualmente Professor Catedrático na Universidade Aberta, Departamento de Ciências e Tecnologia, sendo ainda mentor, fundador e Diretor do Programa de Doutoramento em Média-Arte Digital. Foi (co) fundador de diversas séries de workshops e conferências internacionais (ex. Artech, CoopMedia). Participa ou participou nos órgãos sociais de diversas instituições científicas e tecnológicas na área da Computação Gráfica e Arte Digital, onde se destacam a Associação europeia EUROGRAPHICS, o Grupo Português de Computação Gráfica, a Fundação INI-GraphicsNet, e o Centro de Computação Gráfica (CCG) do qual foi director executivo, sendo atualmente Presidente da Artech-International.
Foi mentor e coordenador de diversos projectos nacionais e europeus e tem sido avaliador de diversas instituições, de onde se destacam a Agência de Inovação, associação europeia INTAS, a Comissão Europeia. A sua investigação consta em mais de 80 artigos científicos em publicações nacionais e internacionais. É membro do Corpo Editorial de várias revistas internacionais da especialidade. É co-editor-chefe, com Ben Falchuck, da revista científica International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics.
Mirian Nogueira Tavares é Professora Associada da Universidade do Algarve. Com formação académica nas Ciências da Comunicação, na Semiótica e nos Estudos Culturais, tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e de produção teórica nas áreas das estéticas fílmica e artística. Como professora da Universidade do Algarve, participou na elaboração do projeto de licenciatura em Artes Visuais, do mestrado e doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes e do doutoramento em Média-Arte Digital. Atualmente é coordenadora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) e vice-coordenadora do doutoramento em Média-Arte Digital.