Média e Arte Digital

A primeira parte da sessão propõe a apresentação, visualização e análise dos trabalhos práticos finais e a segunda parte será dedicada à apresentação e discussão dos ensaios críticos produzidos pelos alunos durante o módulo de Média e Arte Digital (MAD).

Bruno Mendes da Silva é pós-doutorado no âmbito do projeto “Os Caminhos que se bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro”, pela Universidade do Algarve (UAlg), doutorado em Literatura e Cinema (Literatura comparada) pela UAlg, pós-graduado em Gestão das Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM) e licenciado em Cinema e Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP).
É Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e Coordenador da Área de Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da UAlg.
Foi realizador e produtor da Teledifusão de Macau (TDM) entre 1995 e 2000 e tem vindo a ser convidado em vários festivais internacionais de vídeo, média-arte digital e cinema como o FRESH (Tailândia), o Dokanema (Moçambique), o Loop (Espanha), o Festival de La Imagen e o Ecologias Digitales (Colômbia) e o FILE (Brasil). Participou em onze projetos científicos (como investigador responsável ou membro investigador) e é autor de vários livros, capítulos de livros e outras publicações científicas (mais de 60). Conta com várias orientações de teses de doutoramento e mestrado concluídas. É revisor e editor de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Membro da equipa vencedora do Prémio científico Ceratonia 2008.​​​​​​​

Gabriela Borges é graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre (1997) e doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes e ainda atua como professora convidada do Doutorado em Media Arte Digital (2005-2012). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora e atua como professora permanente e vice-coordenadora do PPGCOM. Participa da Rede Euroamericana de Investigação sobre Competência Midiática para a Cidadania (ALFAMED), sendo coordenadora da equipe brasileira composta por UFSC, UNB, UFTM, UEPG e UNISO. Coordena o Observatório da Qualidade no Audiovisual da UFJF. Publicou os livros Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas do Canal 2: (2014), A poética televisual de Samuel Beckett (2009), organizou a coletânea Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010) e co-organizou os livros Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011), Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol I (2011) e Vol II (2012) e Discursos e Práticas de Qualidade na TV (2008).