Intervenção Artística e Interculturalidade

Este espaço visa proporcionar a experimentação em curadoria e intervenção artística digital em contextos comunitários e culturalmente ricos, desenvolvendo um projeto de (auto) curadoria partilhada, destinado à apresentação dos vários artefactos criados no âmbito do PAC durante o retiro doutoral. Para isso tentaremos ainda efetuar um conjunto de ações com a preocupação de maximizar o impacto da sua exposição através de uma ligação ao meio (geográfico, social, cultural) em que irão ser apresentados.

Envolvemo-nos num processo de (auto-) negociação entre artistas e curadores que, através da conciliação de visões distintas, irão colaborar para que a exposição seja um todo articulado, com percursos semânticos, eventualmente explorando relações entre artefactos independentes ou, até mesmo, colaborações entre artistas.

Vamos ainda desenvolver pequenos projetos paralelos, ou adaptações aos projetos principais, e ainda performances em torno de, ou envolvendo um ou mais artefactos, de forma a conseguir consolidar o objetivo principal, que é o de organizar uma exposição de média-arte digital coesa, com um tema ou fio condutor relacionado com o local, com impacto, envolvente, relevante e marcante para os visitantes.

Pedro Alves da Veiga é um artista e investigador transdisciplinar, licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pós-graduado em Estudos Avançados de Média-Arte Digital pela Universidade Aberta e doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. É investigador do CIAC e partilha regularmente resultados da sua investigação em conferências e publicações científicas especializadas sobre o papel social e as influências das economias da atenção e experiência no ecossistema da média-arte digital. Desenvolve ainda atividade artística em assemblage, programação criativa generativa e audiovisuais digitais. As suas obras já foram expostas individual e coletivamente em Portugal, Espanha, Holanda, Rússia, China e Estados Unidos da América.