Clara F. Trigo – Get[IN]Gravity
Get[IN]Gravity é uma instalação interativa de vídeo. Esta instalação convida a audiência a decidir sobre o deslocamento da gravidade. Vê-se projetada sobre a parede, a imagem de uma pessoa, em tamanho real, dentro de uma caixa retangular, à mercê da decisão do público sobre qual será a direção da gravidade. Logo abaixo dela, botões direcionais indicam as opções da audiência.
Uma pessoa de cada vez poderá escolher se a gravidade naquele universo deve ser colocada para cima, para baixo, para um lado ou para o outro, acionando os botões direcionais pelo mouse. Os efeitos da mudança gravitacional serão vistos no corpo da pessoa dentro da caixa, que será “sugada” para a direção escolhida pelo público.
Get[IN]Gravity convida a passear num mundo no qual é possível intervir sobre a gravidade, como em nossos sonhos. Assim como o Barão de Munchausen consegue erguer-se da queda puxando-se pelo próprio cabelo, no seu mundo de fantasia literária, nesta instalação, cria-se a possibilidade virtual de sonhar com um universo no qual a gravidade obedece aos nossos desígnios e o corpo está apto ao trânsito pelas 4 paredes, não aprisionado ao chão.
A projeção, realizada em tamanho real, intensifica a identificação sensorial da audiência com aquele universo.
View this post on Instagram
Caixa preta é uma expressão cheia de significados que remetem a segredos bem guardados. Para a dança e o teatro, caixa preta é sinônimo de palco em formato italiano, no qual a magia é possível. Nesta instalação, a caixa preta é literalmente o espaço mágico, onde impossibilidades físicas se realizam.
Toda a grande estrutura rolante, que permite o efeito mágico de subversão da gravidade, está oculta pela edição do vídeo, que elimina as referências de chão e teto e os bastidores do seu manuseio.
A câmera gira junto à estrutura, permitindo que a sensação de giro desapareça. A iluminação também acompanha o giro, mantendo-se fixa.
Get[IN]Gravity passa a compor o conjunto de obras que vêm sendo caracterizadas pela pesquisadora como pertencentes a uma Poética de Instabilidade, tema da tese de doutoramento, cujas características principais envolvem a inversão concreta e simbólica de posições, equilíbrios e sentidos; o jogo com a percepção; subversão de leis físicas, como a gravidade e o interesse em questionar o que é dado como certo.
Para informações sobre o processo criativo e de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo, por favor consulte o Diário Digital de Bordo:
https://drive.google.com/file/d/1xVxAaDRgOuZATByd6KvUxLjlW8TCZAdd/view?usp=sharing
Ficha técnica:
Título da obra: Get[IN]Gravity
Concepção e cena: Clara F. Trigo
Design de programação: Vítor Sotero
Ambientação sonora (Trilha original) “capoeira-rasteira-aérea”: Duda dos Anjos
Interlocução constante: Duda dos Anjos e Jaiara Paim
Projeto da estrutura 4GetGravity: Vítor Trigo
Construção da estrutura e adaptações ao projeto 4GetGravity: Adriano Santana (Cenotécnico), Cássio Vieira e George Santana (assistentes)
Operador da estrutura: George Santana
Iluminação: Antônio Jorge (Tonho)
Equipe do Centro Técnico do TCA:
Coordenação Geral do Centro Técnico: Eliane Gomes
Coordenação de Produção Técnica: Larissa Lima
Coordenação de Cenotecnia: Nei Lima
Coordenação de Figurino: Thiago Romero
Cenotécnico: Adriano Passos
Assistentes de Cenotecnia: Cássio Vieira (Tomate) e George Santana
Modelista Cênica: Margarida Maria (Guida)
Costura Cênica: Luciara Lopes
Aderecista: Albano D’Ávila (Moaba)
Assistentes de Aderecista: Sueli Garcia, Ricardo, Fátima Sandes, Jailton Fernandes (Grande)
Armazém Cenográfico: Gei Correia e Lucas Almeida
Recepcionista: Edilene Cruz
Estagiários: Beatriz Tuxá (Produção Cultural) e Diega Pereira (Direção Teatral)
Apoios:
Centro Técnico – Teatro Castro Alves – Fundação Cultural do Estado da Bahia – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Governo da Bahia.
Dimenti Produções Culturais e Associação Conexões Criativas
Grupo de pesquisa Nitre
Agradecimentos:
Às professoras e professores do DMAD, especialmente aos “Pedros” Veiga e Pestana.
A todas/os as/os colegas da turma 2021-2022, especialmente aos [IN]Tangíveis.
À equipe do Centro Técnico do Teatro Castro Alves, em nome de sua coordenadora, Eliane Gomes.
Agradeço ainda e em especial a:
Vítor Trigo
Duda dos Anjos
Jaiara Paim
Antônio Jorge (Tonho)
José Garcia Vivas Miranda
Vítor Sotero
Larissa Lacerda
Ellen Mello
Ivani Santana
Sem essas pessoas e as instituições que coordenam, nada do que foi feito poderia existir.
Clara F. Trigo é brasileira, professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dançarina, coreógrafa e doutoranda em Média-arte Digital (Universidade do Algarve e Universidade Aberta). Dentre outras atuações, dedica-se a pesquisar e desenvolver metodologias emancipatórias e vem construindo o conceito de Poética de Instabilidade. Integrante dos Grupos de Pesquisa Corpolumen, NITRE e Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual (UFBA).