Ana Perfeito – [IN] (2022) {Safara — Sonho Lúcido 2020}

{Safara — Sonho Lúcido 2020} é um artefacto de “cinema ao vivo”, subgénero da média-arte digital geralmente referido em Inglês como live cinema. Trata-se de uma performance audiovisual, com projeção de visuais (fotografias analógicas posteriormente digitalizadas), texto escrito em tempo real, e música generativa.

O resultado é uma curta metragem sobre a aldeia Alentejana Safara. Essa curta-metragem está a ser manipulada pela personagem principal da história, que se encontra fora do ecrã. A obra representa a ideia de um sonho lúcido, ou seja, um sonho que pode ser manipulado pela sonhadora, que por sua vez é a personagem principal da história e a performer — e que opera tecnologias digitais tangíveis e intangíveis.

Os elementos áudio e visuais são manipulados em tempo real e a narrativa segue o modelo clássico da estrutura para cinema: ato 1: exposição, ato 2: conflito, ato 3: conclusão.

A apresentação poderá ser assistida no dia da inauguração da exposição [IN]TANGIBILIDADES DIGITAIS, no dia 12 de Julho de 2022, às 18horas, no Convento do
Espirito Santo, em Loulé.

Para informações sobre o processo criativo e de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo, por favor consulte o Diário Digital de Bordo:
https://drive.google.com/file/d/1-e2XPeyINU9cgI_H4LRkGZ_osqwdbGbD/view?usp=sharing

Ana Perfeito é doutoranda em Média-arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta de Lisboa — licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve e concluiu os seguintes cursos técnicos: Cinematografia (Restart, Lisboa), Fotografia Analógica e Digital (Ar.Co, Lisboa), Animação Videográfica (Cenjor, Lisboa).
Desde 2013 tem vindo a desenvolver projetos artísticos na área da vídeo arte, instalações multimédia, fotografia analógica e live cinema. As suas obras utilizam a música e os visuais como forma de contar histórias sobre as culturas locais onde os projetos se inserem.