Olhares Sob Faces: uma Experiência Interativa

O artefato objetiva trazer mais informações para o visitante por meio da realidade aumentada. Um painel estampado com o rosto de personalidades reconhecidas por muita gente em todo o mundo.

O que eles têm em comum? O que os une? Por meio da tecnologia, o usuário haverá de descobrir quem foi cada um deles, áreas distintas, épocas também, mas um único elemento faz esta conexão e, para não fazer parte deste mesmo elo, o visitante receberá uma recompensa pelo próprio artefato, sem intervenção humana, apenas com recursos tecnológicos.

O artefato utiliza duas tecnologias: sobre um painel construído por meio de colagens eletrônicas haverão marcadores de Realidade Aumentada (RA) que farão com que o smartphone seja a lente necessária para que o visitante enxergue além das faces expostas.

Anexado ao painel haverá um mecanismo de recompensa controlado por arduino em sincronia com o sistema de RA. O projeto é autoexplicativo, o que faz com que o visitante interaja independente com a obra sem necessitar de suporte do artista.

 

Mauricio Oliveira Jr. nascido e crescido no litoral do Nordeste brasileiro, 33 anos, pai, marido e apreciador de bons livros. Profissionalmente atua como produtor de material didático para educação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especificamente na área de programação visual, com design gráfico, ilustração e edição de vídeo. Como hobby tem a câmera fotográfica e o violão pendurados no ombro. Sua formação acadêmica inicia com o jornalismo, passa pelo mestrado em estudos da linguagem e localiza-se, atualmente, no doutoramento em média-arte digital. A arte, para ele, é a melhor forma do ser-humano expressar a sua interioridade e os seus sentimentos. Externar a interioridade humana não é possível de ser feita senão por meio da arte. Arte esta que, em meio a evolução tecnológica, não pode deixar de se misturar para criar novas experiências.