Marisa Guimarães – Lugares [IN]Habitáveis
A instalação Lugares [IN]Habitáveis é arquitetada em 3 Atos e dá protagonismo para as Pessoas em Situação de Rua. As narrativas (auto)biográficas ecoam palavras, imagens e vozes das vidas vulneráveis e em risco social de uma realidade documental.
Você pode experienciar a instalação sob várias perspectivas, em 180 graus. São grandes projeções em tecido branco e esvoaçante, que delineia o espaço labiríntico e marca os locais de passagem e de travessia.
O percurso narrativo é construído por depoimentos, palavras e situações de rua manifestados em escrita, poesia concreta, videoarte, áudios, minidocumentários, tour virtual e vídeos que unidos testemunham uma história única, uma luta única!
ATO 1. Fragmentos Encobertos
A vibração sonora dos curtos depoimentos das pessoas nas ruas traz o impacto de quem sobrevive fora do conforto dos lares, das paredes, do teto e do chão. Depoimentos, com apenas partes do rosto em grandes dimensões ocultam as identidades, encobertas e veladas. A [IN]visibilidade de pessoas, irreconhecíveis, apenas olhos, bocas, feições. Fragmentos da individualidade. Recortes da vida.
ATO 2. Palavras Não Ditas
Palavras ditas e outras nunca pronunciadas, só vivenciadas. Palavras do povo da rua que transportam você para outras sensações e sentimentos. Reverberam sintomas da luta pela sobrevivência. Palavras que emergem, ganham movimento em curtos poemas concretos. A suspensão do som encontra o silêncio, a reflexão e a incompletude. Um vazio que nenhuma palavra preenche.
ATO 3. Movimento
Um encontro com a realidade cruel da vida nas ruas. Minidocumentários captados nas ruas, in loco, traz as questões enfrentadas no cotidiano. A projeção desvela as pessoas, as vidas, as ruas para despertar um novo olhar, criterioso e atento. Novas descobertas, por meio das imagens projetadas, do cotidiano dos sujeitos em situação de vulnerabilidade, da [IN]visibilidade e [HIPER]visibilidade.
Êxodo
Você pode ziguezaguear pelos tecidos e ao fim do labirinto encontra molduras vazias e um espelho central fixados na parede. No interior das molduras, códigos (QRCode) transportam você para minidocumentários e um tour virtual com os desafios, as lutas, os laços e os nós da vida nas ruas.
Lugares [IN]Habitáveis é um convite para refletir sobre
O que é olhado, mas não é visto?
O que é ouvido e não é escutado?
Para informações sobre o processo criativo e de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo, por favor consulte o Diário Digital de Bordo:
https://prezi.com/p/edit/_ql0imyby415/
Marisa Guimarães é doutoranda em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve, especialista en Educación, Imágenes y Medios en la Cultura Digital pela Flacso/UNESCO (Argentina) e com formação em Educação pela Universidade de Brasília e em Comunicação Social. Diretora e roteirista audiovisual, investiga as possibilidades estéticas das narrativas (auto)biográficas. Consultora artística e de conteúdo, idealiza e realiza programas para televisão, rádio, videoarte, séries e documentários. Diretora Artística, de Produção e de Programação de emissoras de Televisão e Rádio, nos últimos anos, como TV Cultura de São Paulo, TV Rá Tim Bum, Rede Minas de Televisão e Rádio Inconfidência.