Projeto de Arte Computacional
O Projeto de Arte Computacional visa proporcionar aos estudantes um espaço de aplicação prática dos conhecimentos e competências adquiridos nos restantes módulos da unidade curricular FATAC, e centraliza toda a atividade letiva desta UC, ou seja, todos os restantes módulos são subsidiários e contribuintes visando um objetivo pedagógico maior que é levar o estudante a conceber, implementar e exibir o seu artefacto.
Esta sessão contemplará a apresentação individual de cada projeto/estudante e a sua avaliação por um júri, da qual resultará a nota da UC, atendendo aos seguintes critérios:
- Capacidade de concepção e desenho de um projeto de arte computacional que resulte num artefato digital autónomo e independente, incorporando os diversos saberes adquiridos neste e demais módulos da UC FATAC;
- Capacidade de análise, relacionamento e síntese de soluções integradas para a concretização do projeto desenvolvido;
- Correspondência entre o desenho (teórico) do projeto e o seu desenvolvimento, implementação e apresentação pública (prática).
O júri é constituído por:
José Bidarra é atualmente Professor na Universidade Aberta em Lisboa, onde leciona regularmente unidades curriculares nas áreas de narrativas digitais, multimédia e e-learning, para além de exercer várias funções de natureza académica. É atualmente o Diretor do Doutoramento em Média-Arte Digital com delegação de competências, numa parceria da Universidade Aberta com a Universidade do Algarve. Foi subdiretor do curso de Ciências da Educação e da Formação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve, e Coordenador do Grupo de Missão para o Ensino a Distância nesta universidade. Em 2009 foi detentor de um Honorary Fellowship a convite da Universidade de Wisconsin, EUA, para lecionar na área do e-learning e realizar investigação sobre games-based learning. As suas atividades de investigação estão centradas nas áreas do e-learning, ebooks, narrativas, jogos e media digitais, tendo a seu cargo a orientação de diversas teses de mestrado e de doutoramento. Colabora frequentemente em projetos transnacionais e presta serviços pontuais de consultadoria e formação profissional junto de diversas instituições.
José Coelho concluiu o doutoramento em Engenharia de Sistemas pela Universidade Técnica de Lisboa, e o mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas na mesma universidade. É Professor Auxiliar na Universidade Aberta, investigador no INESC TEC, e professor convidado na Universidade de Gent (Bélgica). Publicou 25 artigos em revistas científicas, dos quais 10 são em revistas Q1 na área da Computer Science dos quais 8 são em revistas Q1 também na área Management Science and Operations Research e 1 é numa revista Q1 na área de E-learning. Publicou um livro, quatro capítulos de livro e 21 artigos em conferências científicas, e participou em 9 projetos de investigação, tendo um h-index de 11 no Google Académico e um h-index 8 na Scopus. Leciona unidades curriculares na área da Programação, Gestão de Projetos, Inteligência Artificial e Meta-heurísticas. A sua principal atividade de investigação é na área da gestão e calendarização de projetos, tendo interesses também em meta-heurísticas, e-learning e arte & tecnologia.
Pedro Alves da Veiga é um artista e investigador transdisciplinar, licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pós-graduado em Estudos Avançados de Média-Arte Digital pela Universidade Aberta e doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. É investigador do CIAC e partilha regularmente resultados da sua investigação em conferências e publicações científicas especializadas sobre o papel social e as influências das economias da atenção e experiência no ecossistema da média-arte digital. Desenvolve ainda atividade artística em assemblage, programação criativa generativa e audiovisuais digitais. As suas obras já foram expostas individual e coletivamente em Portugal, Espanha, Holanda, Rússia, China e Estados Unidos da América.