Yannick Fortes Pimenta

Fortunas do Céu



Conceito

História, história? Fortuna do céu, amém.

A vivência do povo das ilhas está presente nos seus contos e no imaginário em que estes estão envoltos. Com este projeto de media-arte digital o público é convidado a fazer uma viagem á Cabo Verde através das suas histórias e contos. Bruxas, sereias e Katxoronas nos esperam nessa viagem.

É apresentada uma narrativa transmédia construída a partir do levantamento de contos tradicionais que nos levam a imaginar um tempo em que as coisas eram mais simples e onde o maior medo era o escuro.

Tendo como ponto de partida as personagens do folclore cabo-verdiano foram criadas contos, ilustrações e bandas desenhadas que serão disponibilizadas ao publico através de um site.


Instruções de utilização

Por se tratar de um site não há instruções para a utilização do mesmo. O publico é convidado a navegar na plataforma á sua vontade. Será disponibilizado, na exposição, um Ipad com ligação a internet e fones de ouvido onde o publico poderá aceder ao site e experienciar a narrativa transmedia. Também será disponibilizado um código QR que permitirá que as pessoas assedam ao site através dos telemóveis pessoais.

Objetivo de intervenção/comunicação 

A criação de uma narrativa transmedia sobre o folclore cabo-verdiano almeja contribuir para a preservação da tradição oral daquele país.
Cabo Verde é um país com uma tradição oral rica que remonta ao início do povoamento.

São histórias que refletem as crenças, as tradições e os costumes do povo das ilhas. Os grandes períodos de fome que abalaram o país, os conflitos coloniais, a vivencia das populações, os medos são alguns dos temas que conseguimos identificas nos contos de e sobre Cabo Verde.

Com a globalização e com o avanço tecnológico, muitas destas histórias têm-se perdido. Ao fazer o levantamento de alguns contos consegue-se perceber que não existem muitas iniciativas que contribuem para preservação destes contos que eram preservados através da oralidade. Daí a necessidade de se criar uma narrativa transmedia que contribui para a preservação desta tradição oral.

A opção de se disponibilizar os contos em diferentes formatos tem a intenção de fazer com que os contos sejam mais apelativos a novos públicos. Vivemos na era digital e por isso existe e necessidade de se que adaptar algumas tradições de forma a preservá-las.


Diário Digital de Bordo

https://yannickddb.blogspot.com/


Tecnologias e técnicas utilizadas 

Para este projeto foram utilizados diferentes media para criar a narrativa transmedia. Para a banda desenhada foi preciso colaborar com um designer que criou toda a a parte gráfica da obra chamada “Madrux” que reinventa as criaturas do folclore cabo-verdiano para o século XXI.

Na criação dos ficheiros em formato áudio utilizou-se telemóveis e microfones como a principais ferramentas de captação de som e programas como o Capcut para a edição dos ficheiros.

Para a captação do vídeo e edição do mesmo recorreu-se mais uma vez ao uso de telemóveis e do Capcut para se conseguir o resultado pretendido.

Recorreu-se ao apoio de ferramentas de open IA como o Dall E e Photoshop para a criação das ilustrações.

O site foi criado fazendo uso da plataforma Wix que permite, de forma gratuita, a criação de site partindo da edição de templates previamente disponibilizados.

Conseguiu-se assim disponibilizar num único local vários ficheiros em formato vídeo, texto, imagem e áudio que em conjunto criam uma narrativa transmedia.

Referências e influências estéticas

  1. Brasiliana Steampunk

Inspirada por obras como Liga Extraordinária, Anno Dracula e Penny Dreadful a Brasiliana Steampunk surge em meados de 2013. A reinvenção de personagens clássicos de obras da literatura brasileira em domínio público para um universo coletivo foi a ideia principal deste projeto. (Tavares, 2020)

O projeto iniciou-se com o romance A lição de anatomia do temível dr. Louison, que foi vencedor do concurso Fantasy e depois publicado pela editora Casa da Palavra/LeYa na Bienal do Livro de São Paulo de 2014.

A partir deste romance que as ações transmediais do projeto foram desenvolvidas, começando com um trailer de animação por uma agência de produção multimédia do Rio de Janeiro, que também lançou produtos como camisetas, bustos e canecas inspiradas na série. resultando numa primeira ambientação deste universo ficcional.

Foi desenvolvido um site digital com uma série de conteúdos inéditos e gratuitos, constituído de capítulos extras, fichas de personagens, mapas de cenários, galeria de arte, diários do autor, iniciativas em áudio e um tarô que recria os personagens da série a partir dos 22 arcanos maiores. Com o site a serie Brasiliana Steampunk se afirma como projeto transmedia e ganha forma.

Figura 1. Brasiliana Steampunk Banda Desenhada Fonte:  https://brasilianasteampunk.com.br/

  1. A menina do mar | Uma aventura transmedia

Para o seu projeto de mestrado Rute Augusto (Augusto, 2017) repartiu a história d’A menina do mar em nove partes distintas de forma a serem narradas por meios e tecnologias diferentes, deste proposta resultaram três curtas-metragens, uma delas de animação, dois ficheiros de áudio, uma banda desenhada e ilustrações que depois deram organizadas em uma plataforma online.

Figura 2. A menina do mar, uma aventura transmedia – Fonte: (Augusto, 2017)

A plataforma WordPress foi a escolhida para receber o projeto “A menina do mar | Uma aventura transmedia” por permitir “criar uma plataforma protegida por password, que salvaguardasse o acesso exclusivo do projeto, aos participantes do estudo.” (Augusto, 2017).


Yannick Fortes Pimenta é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Nova de Lisboa – FCSH, licenciado em Marketing e estudou atuação na In Impetus Escola de atores, é fundador da Cia. 50 Pessoa, foi durante anos membro da direção do Festival Mindelact. Venceu o concurso nacional de dramaturgia em 2022.