Soundwalk – um Passeio Sonoro

Workshop

Saber ouvir de forma analítica e intencional é uma base fundamental para a produção artística na área sonora. O grupo World Soundscape Project, de R. Murray Schaffer, desenvolveu um conjunto de metodologias de optimização de atenção selectiva auditiva, no centro dos quais está o Soundwalk, um passeio sonoro com exercícios e objectivos específicos. Nesta actividade conversaremos 20-30 minutos sobre a história do Soundscape, e partiremos de seguida em silêncio para uma visita guiada no exterior, numa actividade de escuta reduzida com a duração aproximada de 1 hora e meia. No final partilharemos sensações e analisaremos os resultados objectivos.

Pedro Duarte Pestana é atualmente Professor Auxiliar no Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Aberta (UAb), após uma década no departamento de Ciências e Artes da Universidade Católica (UCP) onde coordenou a licenciatura em Som e Imagem.

É investigador do Centro de Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da UCP, do qual foi Diretor entre 2016 e 2018. Também presta consultoria como Lead Audio Research na Mixgenius, empresa especializada em software de produção de áudio inteligente. Concluiu o doutoramento Informática Musical na UCP, especializando-se em efeitos de áudio digital adaptativo para mistura automática. Investiga tópicos relacionados à percepção e cognição em áudio, sistemas de machine-learning, acústica, design de som interativo e efeitos de áudio digital.

É um membro ativo da Audio Engineering Society há mais de uma década e ganhou o prémio de melhor artigo na 134ª Convenção AES em Roma. Colabora ativamente em projetos artísticos de visibilidade internacional e detém uma patente.