14:00 – Música Algorítmica Das Cadeias de Markov à Inteligência Artificial

14:00, quarta-feira, dia 12

Analisando a evolução histórica da música, podemos observar que os recursos tecnológicos tiveram um papel crucial para que se pudessem ampliar a capacidade de expressão artística e muitas vezes desafiar e questionar os paradigmas da disciplina. A influência da tecnologia digital, tanto na criação como disseminação, tem sido marcante tanto na manifestação artística como na relação que estabelecemos com a prática musical.

Os diversos recursos de expressividade, de processos de composição e a enorme gama de sonoridades que estão disponíveis, assim como as facilidades dos softwares específicos para uso musical, são elementos que oferecem ao artista uma ampla variedade de opções a serem usadas nos processos de criação e execução.
Neste sessão será apresentada uma evolução da musica por computador através de audição guiada de obras com espaço para comentários e discussão.

Apresentação

José Alberto Gomes nasceu no Porto em 1983,  é um músico, artista sonoro e investigador, licenciado em Composição, criou laços muito fortes com as novas possibilidades tecnológicas musicais e o papel da música no teatro, cinema, instalações e electrónica na improvisação, tendo especial interesse em procurar novas formas e novos “lugares“ musicais.

Doutorado em Computer Music pela Universidade Católica Portuguesa, com a tese Composing with Soundscapes – Capturing and Analysing Urban Audio for a Raw Musical Interpretation é actualmente investigador integrado no CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, docente na Escola das Artes da UCP e no Doutoramento da Média-Arte Digital da Universidade Aberta e Universidade do Algarve, e coordenador do Doutoramento de Ciência e Tecnologia das Artes das Escola das Artes da UCP.

Entre 2013 e 2018 foi curador da plataforma Digitópia Casa da Música e entre 2018 e 2019 foi coordenador do Serviço Educativo Braga Media Arts – cidade criativa UNESCO.
Apresenta-se regularmente em público tanto em projectos a solo como em projectos colectivos. E é criador nas áreas de música e sonoplastia para a peças de teatro e vídeo, criação e programação para interatividade sonora em instalações e composição para electrónica e ensemble instrumental.

— – —- – ——- – —– — —— — ———- — ——– — —–