Pelo Futuro do Passado

Um projeto de arte computacional de Sara Cruz.

pelofuturodopassado.pt  

PELO FUTURO DO PASSADO é uma instalação audiovisual de caracter experimental que apresenta, de forma poética, os quatro elementos da natureza ÁGUA, FOGO, TERRA e AR e do impacto da ação humana nos ecossistemas do nosso planeta.

Possibilita igualmente o questionamento do mundo, da sociedade e da vida através de um processo de interação com o artefacto para (re)criar significados ou reforçar sentidos. Deste modo, é potenciadora da reflexão e do levantamento de questões quotidianas como as relacionadas com o ambiente, com o modo como as pessoas vivem, com a globalização, bem como com as mudanças que acontecem no mundo. É disto que trata a Arte do nosso tempo, dos problemas, dos sonhos e das vidas de todos nós. O artefacto pretende mostrar-nos tal como somos, qual a nossa natureza. Com isso, faz-nos pensar, refletir. Não nos dá respostas, mas interroga-nos sobre as nossas escolhas.

A construção do artefacto “PELO FUTURO DO PASSADO” molda-se através de um questionamento dos valores dominantes da autoconservação da espécie humana capaz de provocar uma nova consciência ética, de sustentabilidade ambiental e cultural, numa perspetiva estética e poética das quais é possível sentir e extrair os elementos chave para a vida.

Da união entre os quatro elementos ÁGUA+FOGO+TERRA+AR, resulta o quinto: o equilíbrio, o éter da VIDA, que deve ser encontrado por cada um de nós em todos os níveis da nossa existência, para que possamos alcançar a verdadeira paz e felicidade, bem como a harmonia na relação com todos os outros seres e o meio ambiente. Somos diferentes em nós mesmos, mas feitos da mesma matéria e a beleza surge desse encontro de partículas.

Estamos a viver momentos, que a nível micro e macro, passado, presente e futuro se misturam em uníssono. Nesta instalação, os participantes poderão manipular estes elementos em tempo real convocando um olhar consciente, crítico e participativo relativamente à degradação ambiental provocada pela crescente industrialização. É urgente mudar mentalidades, atitudes e comportamentos, de forma a desenvolvermos uma verdadeira simbiose entre o género humano e a natureza, harmonizando a relação entre espécies.

Diário de bordo

Ficha técnica

  • 2 expositores (1100x500mm) ou 1 expositor e uma 1 mesa
  • 4 caixas de acrílico (200mm)
  • 1 projetor de luz (permite revelar as formas e as texturas dos objetos e atenua as sombras dos observadores)
  • 1 Videoprojetor
  • 1 TouchScreen
  • Sistema de Surround
  • 2 colunas
  • 1 Tela/Parede

Requisitos para exposição:

Espaço com pouca luz natural. Pretendo uma iluminação leve e aconchegante para manter os participantes por mais tempo no local.

Sara Cruz

Sara Cruz (Vila Nova de Famalicão, 1982). A minha formação universitária manteve-se sempre ligada às tecnologias multimédia, nomeadamente com a Licenciatura em Tecnologias da Comunicação Multimédia (ISMAI) e dois Mestrados, um em Tecnologias Multimédia (FEUP) e outro em Ensino de Informática (UCP). Atualmente, frequento o curso de Doutoramento em Média Arte Digital.

Profissionalmente, leciono cadeiras nos domínios da modelação, vídeo digital, programação visual e tratamento de imagem estática/dinâmica ao nível do ensino superior. Trabalho igualmente em Design de Comunicação, desde 2007, como freelancer e sou responsável pelo Marketing e Comunicação da FORAVE.

A FAMÍLIA é o meu oxigénio para aguentar os mergulhos da vida diária. O meu porto de abrigo para as tempestades da vida e a base do meu equilíbrio a todos os níveis.