Conselhos e Informação sobre a Participação nas Videoconferências
Antes de iniciar a participação numa videoconferência, opte por uma divisão mais calma da casa.
Teste a luminosidade: esta deve ser adequada para que os outros participantes consigam ver e ler as suas expressões.
Faça uma chamada de teste para evitar momentos constrangedores com filtros que não consegue desativar ou fundos estranhos.
Verifique que todos os dispositivos estão a funcionar corretamente, tais como o volume, microfone, câmara, o áudio e a ligação à internet.
Minimize o ruído de fundo que possa impedi-lo de ouvir ou interferir no áudio dos restantes participantes na videoconferência.
Em videoconferências com elevado número de participantes desligue a câmara se não estiver a intervir diretamente.
Nas restantes sessões desligue apenas o microfone (mute) para evitar transmitir ruídos de fundo.
Para ouvir melhor os colegas e evitar o eco, utilize headphones com microfone incluído, em vez do sistema de som do computador, e coloque em “modo de voo” os restantes dispositivos eletrónicos.
Avise os restantes elementos com quem partilha o seu espaço de que vai estar numa videoconferência. Assim, diminui a probabilidade de ser interrompido durante a mesma.
Todas as sessões serão gravadas para manter um registo futuro. Subentende-se a autorização/permissão de registo de imagem por cada participante e sugere-se a não participação ou a não utilização de vídeo por parte de quem não pretende dar tal autorização.
A eventual utilização futura dos registos de imagem só poderá destinar-se aos objetivos pedagógicos e de divulgação do Doutoramento em Média-Arte Digital.
Se for um dos anfitriões das salas Colibri/Zoom…
… ou se for um dos oradores principais e/ou moderador de uma sessão, abra a “sala” 5 a 10 minutos antes do horário previsto e teste-a com os restantes participantes-chave.
… reveja as configurações de ativação de áudio e vídeo para os restantes participantes.