11:30 – Mesa Redonda – Literacia Digital
11:30, quinta-feira, dia 13
Mesa redonda dedicada à literacia digital e aos seus impactos e implicações sociais, abrangendo a inclusão de pessoas desfavorecidas no mercado de trabalho, respondendo assim aos desafios societais da atualidade. Serão ainda abordados tópicos relativos à eficácia de recursos e metodologias inovadoras, aplicadas a cenários empíricos, bem como práticas, recursos, métodos, ligações e correlações, no domínio da literacia digital.
Moderação de:
Mirian Nogueira Tavares é Professora Associada com Agregação da Universidade do Algarve. Com formação académica nas Ciências da Comunicação, na Semiótica e nos Estudos Culturais, tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e de produção teórica nas áreas das estéticas fílmica e artística. Como professora da Universidade do Algarve, participou na elaboração do projeto de licenciatura em Artes Visuais, do mestrado e doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes e do doutoramento em Média-Arte Digital. Atualmente é coordenadora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) e vice-coordenadora do doutoramento em Média-Arte Digital.
Participação de:
Gabriela Borges (moderadora) é Mestre (1997) e Doutora (2004) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Realizou estágios de investigação sobre o cinema de Pedro Almodóvar na Universidade Autónoma de Barcelona (1996), a poética de Samuel Beckett na University of Dublin Trinity College (2000-2002) e pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade (2005-2008) e ficção ibero-americana e literacia dos média e das artes (2019-2020) no CIAC da Universidade do Algarve, onde atuou como investigadora auxiliar convidada (2009-2012) e docente do Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes (2005-2012) e do Doutorado em Média-Arte Digital (2012-). Atualmente é professora adjunta na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e atua como professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora, do qual foi coordenadora e responsável pela criação do curso de Doutorado em Comunicação (2016-2019), e do Doutorado Interuniversitário em Comunicação da Universidade de Huelva, Espanha. É membro da Rede Interinstitucional de Investigação sobre Competência Mediática para a Cidadania (ALFAMED), sendo coordenadora da equipe brasileira e da Rede de Pesquisadores em Ficção Televisiva (OBITEL Brasil). Coordena o Observatório da Qualidade no Audiovisual e é editora da Revista Lumina do PPGCOM da UFJF. Publicou os livros Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas do canal 2 (2014), A poética televisual de Samuel Beckett (2009), organizou a coletânea Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010) e co-organizou os livros Competência midiática em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes (2019), Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol IV (2015), Vol II (2012) e Vol I (2011), Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011) e Discursos e Práticas de Qualidade na TV (2008).
Maria Potes Barbas é Professora Coordenadora Principal (Comunicação e Multimédia Educacional); Investigadora responsável no Instituto Politécnico de Santarém e Professora convidada da Universidade Aberta de Lisboa (30%). É Pró-Presidente de Projetos e Inovação e Membro efetivo do CIAC-UAB. É doutorada em Comunicação e Educação Multimídia pela Universidade Aberta e Pós-Doutorada pela Universidade de Aveiro (UA). Possui uma especialização em Educação e e-learning pela UAb. É Professora Coordenadora (Comunicação e Educação Multimédia) no ESE-IPS e professora convidada associada na Universidade Aberta. Também é Chefe dos Projetos e Internacionalização, Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Leciona as unidades curriculares de Projeto, Seminário e Argumento Interativo na Escola Superior de Educação de Santarém; tem experiência no desenvolvimento de ferramentas e projectos para a gestão do conhecimento sobre tecnologias de inovação, capitalização e estratégias de disseminação, intercâmbio transnacionalização e actividades de aprendizagem, eventos de concepção, apoio a decisores políticos). A sua área de investigação é “Tecnologia Educacional: comunicação, alfabetização digital e inclusão social”. Foi recentemente convidada para se tornar embaixatriz de “e-Skills for Jobs” em Portugal, uma iniciativa da UE baseada numa parceria que facilita a colaboração entre provedores de negócios e educação, atores públicos e privados, através de ações que atraiam jovens e promovam emprego. A pesquisa transnacional que realiza aborda o conceito de comunicação, média, ambientes digitais e virtuais. Colaborou no Centro de Ricerca della Sapienza per la Tutela della Persona del Minore (Universidade La Sapienza, Roma, Itália) e na Imagens do Grupo de Pesquisa, Palavras e Ideias (GIPI) na Faculdade de Humanidades da Universidade de Alcalá, Espanha. Tem sido proativa nos últimos anos em conectar empresas através do programa “Grand Coalition for Jobs”.
Ana Filipa Martins é docente na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, onde leciona no curso de licenciatura em Ciências da Comunicação e no mestrado em Comunicação e Media Digitais, do qual é diretora. Doutorada em Comunicação no âmbito do programa interuniversitário das universidades de Sevilha, Málaga, Huelva e Cádis, Espanha, é mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e licenciada em Ciências da Comunicação, na variante de Audiovisuais e Media Interativos, pela Universidade Nova de Lisboa. É investigadora do CIAC e tem participado em diversos projetos na área dos media e da literacia mediática. Integra a equipa do projeto PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista, um projeto exploratório com financiamento FCT, em curso até 2024.