Literacia das mídias e das artes: experiência e fruição das poéticas tecnológicas
Esta intervenção tem como objetivo desdobrar alguns dos temas desenvolvidos na terceira parte do módulo Média-Arte Digital, ministrado no DMAD, que trata das transformações socioculturais e estéticas decorrentes do advento dos media digitais.
Um dos pontos destacados no módulo refere-se ao papel que o sujeito adquire neste cenário, uma vez que é convocado para, além de refletir sobre as obras que experiencia, também interagir, se engajar e se expressar, criando novas formas expressivas que dialogam com as obras originais.
No campo de estudos da literacia das mídias vários estudos abordam as formas de consumo que estão relacionadas com a produção audiovisual e a circulação de conteúdos transmídia, as quais geram novas formas expressivas a partir da fruição e da interação. Neste sentido, temos desenvolvido projetos no Observatório da Qualidade no Audiovisual que apontam as especificidades e as particularidades destas formas de interação, que se concretizam principalmente por meio da atuação dos fandoms.
Nosso intuito é discutir um outro desdobramento destas discussões, novo nos nossos estudos, que está relacionado com o que denominamos de literacia das artes. No campo do cinema e das artes plásticas, criadores e estudiosos já apontaram a importância do papel do espectador e do público interator, ao serem chamados para completar os múltiplos sentidos na fruição das obras. Porém, nos interessa pesquisar as formas como o público tem sido chamado para produzir conteúdos em diálogo com as obras. Sendo assim, propomos realizar alguns apontamentos que permitam mapear artistas e criadores cujas criações podem ser estudadas a partir destas considerações.
Recursos adicionais:
Observatório da Qualidade no Audiovisual
23 julho 12:00 – 13:30
Palavras-chave: Literacia das mídias, Literacia das artes, Poéticas tecnológicas
Endereço da videoconferência: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96099127679?pwd=YlVhaFArYk5HaHpaRXdEaDZmR2p0QT09
Gabriela Borges
Mestre (1997) e Doutora (2004) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes (2005-2012) e ainda atua como professora colaboradora do Doutorado em Média-Arte Digital.
Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado sobre ficção audiovisual ibero-americana no CIAC e na Universidade de Huelva, Espanha. É professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do qual foi coordenadora e responsável pela criação do curso de Doutorado em Comunicação (2016-2019).
Participa da Rede Interinstitucional de Investigação sobre Competência Mediática ALFAMED, sendo coordenadora da equipe brasileira composta por UFSC, UNB, UFTM, UNISO e UEPG.
Publicou os livros Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas do canal 2 (2014), A poética televisual de Samuel Beckett (2009), organizou a coletânea Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010) e co-organizou os livros Competência midiática em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes (2019), Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol IV (2015), Vol II (2012) e Vol I (2011), Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011) e Discursos e Práticas de Qualidade na TV (2008).
É editora da Revista Lumina, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. É parecerista de várias revistas nacionais e internacionais e participou e/ou coordenou vários projetos de investigação financiados.
Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos Audiovisuais e Cultura Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: Televisão, Literacia (Trans)Midiática, Cinema, Artes e Mídias e Serviço Público de Televisão.