Bruno Pinheiro

Escape the Cybercity

Search and Rescue



Conceito

A instalação Escape the Cybercity: Search and Rescue é uma simulação em realidade virtual num futuro que parece distante, mas que está tão presente nas nossas vidas. Assumindo o papel de alguém, que tem como missão salvar uma criança perdida no interior de um edifício em chamas, depressa se irá aperceber que existem vários desafios que terá de enfrentar. Desta forma, esta experiência pretende provocar emoções e sentimentos para uma (ir)realidade simulada, que já pareceu mais distante. 


Instruções de utilização

Colocar o Head-Mounted Display e usufruir da experiência

Objetivo da intervenção

O principal objetivo de Escape the Cybercity: Search and Rescue é proporcionar uma experiência imersiva em realidade virtual que permita ao fruidor desfrutar de um cenário futurista.

Ao colocar o utilizador no papel de uma pessoa que tem como missão resgatar alguém, o projeto procura não só proporcionar entretenimento, mas também provocar uma reflexão sobre a condição humana face ao avanço tecnológico. Trata-se de uma viagem ao futuro que, apesar de parecer distante, reflete elementos do nosso presente, provocando o participante a pensar sobre suas ações e o impacto que elas podem ter.

Desta forma, a intervenção tem o objetivo simples, mas poderoso, de proporcionar uma experiência única e emocionante, fazendo com que os utilizadores sintam-se parte de uma história e de um mundo que, apesar de fictício, se assemelha à sua realidade.


Diário Digital de Bordo

https://ddb.allconcept.info/


Tecnologias e técnicas utilizadas 

No desenvolvimento do artefacto em realidade virtual, recorri a algumas das mais avançadas e notáveis tecnologias do mercado. O software central que utilizei foi o Unity, um motor de desenvolvimento de jogos altamente versátil e poderoso que é largamente utilizado para a criação de experiências interativas em ambientes virtuais e, por outro lado, não tem custos associados. 

O Unity é muito utilizado pela sua capacidade de proporcionar gráficos de alta qualidade e um ambiente de programação versátil (e.g. C#). Por outro lado, para uma imersão completa do fruidor no mundo virtual que foi criado, decidi usar o Oculus Quest 2, um dispositivo tecnológico muito versátil no domínio da realidade virtual. Este dispositivo de realidade virtual (que pode ser utilizado de forma independente) distingue-se pela sua funcionalidade de tracking de 

movimentos, permitindo aos utilizadores explorar e interagir com o mundo virtual de uma forma profundamente imersiva. O Oculus Quest 2, com uma resolução de ecrã nítida, garante uma experiência visual impressionante, intensificando a sensação de presença e profundidade no ambiente virtual. Com a utilização deste dispositivo, na sua totalidade, acredito que irá oferecer um nível de imersão intenso, oferecendo aos utilizadores uma experiência de realidade virtual verdadeiramente convincente. 

A utilização em conjunto do Unity e do Oculus Quest 2 possibilitou a conceção de uma experiência de realidade virtual não só tecnologicamente avançada, mas também extremamente imersiva e emocionalmente estimulante. A combinação destas tecnologias permitiu-me explorar novas fronteiras de imersão e interatividade, criando um mundo virtual que capta a imaginação e inspira esperança nos corações dos utilizadores. 


Referências e influências estéticas 

Escape the Cybercity: Search and Rescue é uma criação que tem influências estéticas de várias fontes. A estética principal é baseada na subcultura Cyberpunk, conhecida pelas suas densas cidades futuristas dominadas por tecnologia avançada, cores néon intensas e fortes contrastes. A presença marcante de edifícios altos, estruturas imponentes e linhas geométricas audazes é uma clara homenagem ao brutalismo e ao futurismo, tornando a cidade familiar e estranha ao mesmo tempo. As cores escolhidas, que misturam tons néon e sombras profundas, são uma referência direta ao noir, com a sua atmosfera de suspense e incerteza. 

Este projeto combina assim várias influências estéticas para criar um mundo imersivo e cativante que transporta os utilizadores para um futuro que pode parecer distante, mas que se reflete de forma marcante na nossa realidade atual. 


Bruno Miguel Pinheiro é bombeiro sapador no Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa desde 2005. Licenciado em Engenharia de Multimédia e licenciado em Informática pelo Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa. Tem uma pós-graduação em Realidade Virtual e concluiu o Mestrado em Informática no ramo de Dispositivos Móveis e Multimédia também no mesmo Instituto. Atualmente, é doutorando em Média-Arte Digital numa parceria entre a Universidade do Algarve e na Universidade Aberta