11:30 – Arte Generativa
11:30, terça-feira, dia 11
Nesta sessão serão apresentadas obras desenvolvidas pelo autor como exemplos de distintos formatos generativos, da videoarte generativa aos sistemas interativos, com e sem toque, com aleatoriedade controlada, figurativos ou abstratos, manipulando distintos média sonoros e visuais, e que podem ser usadas para promover o pensamento, análise, debate e a reflexão crítica, através da expressão artística.

Nas obras de arte generativas, o artista geralmente assume o papel de um designer de estruturas de experiência, e o sistema evolui livremente dentro dessa estrutura e dos limites estéticos definidos.
Se é certo que a maior parte da arte generativa se desenvolve no campo das artes visuais, da música – incluindo livecoding e vj-sets – e da literatura, não é menos certo que ela representa um enorme potencial transmédia ainda largamente inexplorado.

No debate, explorar-se-ão as complexidades emergentes d arte generativa, e procurar-se-á que a sua materialização resulte em obras não abstratas, possivelmente surreais, com o objetivo de estimular a (provoc)ação direta, os imaginários urbanos, as organizações alternativas de ideias e pensamento, a aprendizagem coletiva, saindo fora das relações criativas pré-programadas pela generalidade das plataformas e aplicações, subvertendo-as em nome próprio e usando-as para fins distintos dos originais (art-hacking).
Pedro Alves da Veiga é um artista e investigador doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. É Professor Auxiliar Convidado na Universidade Aberta, onde é Subdiretor do Doutoramento em Média-Arte Digital. Esteve ligado à atividade empresarial durante mais de duas décadas, e desenvolveu trabalhos premiados de webdesign e multimédia. É membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, e colaborador do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura.
Participa regularmente em projetos na fronteira entre arte, ciência e tecnologia, incidindo os seus interesses de investigação na influência das economias da atenção e experiência no ecossistema da média-arte digital; métodos de investigação baseada em arte; hactivismo e artivismo; e curadoria de média-arte digital.
Desenvolve atividade artística em assemblage, programação criativa generativa e audiovisuais digitais. Tem exposto as suas obras, individual e coletivamente, em Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Holanda, Roménia, Rússia, China, Tailândia e EUA.
Site pessoal: pedroveiga.com